Windows XP com atualizações de antivírus até 2015

Software

A Microsoft garantiu que vai continuar a produzir atualizações do Security Essentials para o Windows XP até abril de 2015. A assistência ao sistema operativo termina no dia oito de abril deste ano. O Security Essentials é o programa antivírus e anti-malware gratuito da Microsoft e que, segundo diversos analistas, está em pé de igualdade com

A Microsoft garantiu que vai continuar a produzir atualizações do Security Essentials para o Windows XP até abril de 2015. A assistência ao sistema operativo termina no dia oito de abril deste ano.

dark-windows-xp-copy1O Security Essentials é o programa antivírus e anti-malware gratuito da Microsoft e que, segundo diversos analistas, está em pé de igualdade com muitas soluções pagas existentes no mercado. Embora novas assinaturas de reconhecimento de ameaças estejam garantidas até 2015 para o Windows XP, a Microsoft avisa que o download e a instalação do programa estarão suspensas após abril próximo.

“Até 14 de julho de 2015, os clientes empresariais utilizadores de várias aplicações de segurança –  System Center Endpoint Protection, do Forefront Client Security, do Forefront Endpoint Protection e do Windows Intune – vão continuar a receber actualizações”, garante a empresa.

Para os utilizadores domésticos, isso significa que o Microsoft Security Essentials também continuará a receber adições de segurança diárias. No entanto, vai continuar a deixar de haver correções para o XP ou qualquer um dos outros produtos da Microsoft da mesma geração.

Em dezembro, a multinacional enviou um comunicado para um autor de uma blog da ZDNet afirmando que “a Microsoft não garante atualizações de assinaturas e do motor anti-malware após o fim da data de suporte para o XP, a oito de abril de 2014”.

Contudo, após ter refletido sobre a probabilidade de as empresas continuarem a correr o XP como parte de programas de migração complexos, a empresa pensou melhor sobre a abordagem. Por outro lado, também chegou a afirmar que as investigações “indicam que a eficácia das soluções anti-malware em sistemas operativos fora do prazo de suporte é limitada” e que “usar uma solução bem protegida começa com a utilização de software moderno e hardware projetado para ajudar a proteger contra o cenário de ameaças atual”.

A recomendação para os utilizadores do Windows XP continua a ser a de migração para sistemas mais modernos, que recebam atualizações de segurança constantes. Mesmo um Security Essentials atualizado pode não ser capaz de segurar uma vulnerabilidade descoberta e explorada por um invasor.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor