Volvo Cars e Uber parceiras num projeto de condução autónoma

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O projeto de condução autónoma vai ser realizado em São Francisco (EUA). A empresa de partilha de transporte privado está a utilizar o modelo desportivo XC90 da Volvo.

A próxima fase do projeto baseia-se na construção de veículos utilizados no desenvolvimento de automóveis de condução completamente autónoma. Os carros testados em São Francisco já estiveram antes em Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA).

Estes carros que vão circular em São Francisco foram fabricados pela Volvo e vendidos à Uber. A empresa de partilha de transporte instalou o seu próprio hardware e montou no teto um software de controlo. Os carros não vão ter motorista mas irão ter um técnico da Uber a bordo o tempo inteiro a supervisionar as operações do veículo.

Para Mårten Levenstam, vice-presidente de Planeamento de Produtos da Volvo Cars, “a promessa de um carro de transporte partilhado de condução autónoma está-se a tornar realidade”.O executivo acrescentou ainda que “a Volvo está orgulhosa por ser pioneira nesta área do mundo automóvel, em conjunto com os parceiros da Uber”. A aliança com a empresa norte-americana é uma das três partes do plano da Volvo no desenvolvimento de tecnologias na condução autónoma.

A Volvo Cars e a Uber estão a investir 300 milhões no projeto. Os carros que serão utilizados em São Francisco são fabricados com base na plataforma modular SPA, utilizadas nos modelos topo de gama da fabricante sueca, como o XC90.

A SPA foi desenvolvida como parte do programa industrial de transformação global da Volvo, iniciado em 2010, e com o custo de 11 mil milhões de dólares. A Spa tem com objetivo receber as mais recentes tecnologias da próxima geração, como condução autónoma, eletrificação e conectividade.


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