Vodafone promove plataforma de orientação vocacional na Futurália

AppsEmpregoGestãoInovaçãoMobilidadeSkills
0 0 Sem Comentários

A Fundação Vodafone está a promover a plataforma Design the Future na Futurália – Feira de Educação e Formação, que arrancou hoje na FIL e vai até sábado.

A Design the Future é um projeto de orientação vocacional para jovens, desenvolvido em parceria pela Fundação Vodafone e a associação Better Future. A ideia é oferecer aos jovens portugueses uma ferramenta de orientação vocacional, que inclui 140 vídeos com entrevistas a profissionais de várias áreas. Desde que foi lançada, a Design the Future registou 320 mil visualizações e mais de 85 mil utilizadores únicos.

Os objetivos são “contribuir para a melhoria do conhecimento dos jovens em relação às profissões existentes no mercado atual, assim como disponibilizar informação sistematizada sobre as várias opções formativas existentes em Portugal”, diz a Fundação Vodafone, “através das quais os jovens poderão ao longo do seu percurso desenvolver competências para o exercício de determinada profissão, designadamente informação sobre os cursos e respetivas instituições, provas de ingresso e médias de acesso.”

As entrevistas abrangem várias áreas, como Medicina, Engenharia, Desporto, Literatura, Educação, Jornalismo, Música, Física, Antropologia Forense, Arqueologia, Astrofísica, Museologia e Banca. Em destaque estão Marcelo Rebelo de Sousa, como professor de Direito, a toxicologista forense Helena Teixeira, o investigador físico Alexandre Cabral, o gestor de eventos Pedro Rodrigues, a ilustrado infantil Yara Kono e o gestor de marketing de grande consumo João Nuno Pinto. Há ainda perfumistas, meteorologistas, designers de jóias e arqueólogas, entre outros.

Os entrevistados “falam sobre as suas profissões e sobre as motivações que os levaram a escolher a vocação na qual hoje são uma referência, de modo a transmitirem informação necessária para que os jovens possam fazer escolhas mais conscientes e orientadas ao seu perfil, competências e vocação, sempre em linha com as necessidades do mercado”, indica a Fundação Vodafone.

A Futurália 2016 decorre na FIL entre 16 e 19 de março, sob o mote “A Vida é Tua.” A edição deste ano tem um recorde de universidades estrangeiras presentes, com 23 países representados. Amanhã haverá a conferência “Dream Conf – Conferência do Sonhadorismo“, com a presença de Fernando Alvim, Francisco Lucinha e Artur Bordalo. A feira estreia também este ano a aplicação móvel Jesbee, que inclui um serviço de chat.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor