Vodafone integra rede de fibra na Irlanda rural

NegóciosOperadoresRedes

A empresa estatal irlandesa Electricity Supply Board (ESB) nomeou a Vodafone como o licitador preferido para concretizar a construção da nova rede de fibra ao longo da ilha, no valor de 400 milhões de euros, fazendo uso de infraestrutura elétrica já existente. A operadora britânica alegadamente estava a competir com a BT Ireland pelo contrato,

A empresa estatal irlandesa Electricity Supply Board (ESB) nomeou a Vodafone como o licitador preferido para concretizar a construção da nova rede de fibra ao longo da ilha, no valor de 400 milhões de euros, fazendo uso de infraestrutura elétrica já existente.

fibra optica

A operadora britânica alegadamente estava a competir com a BT Ireland pelo contrato, mas entrou agora em negociações exclusivas com a ESB.

O governo irlandês está a avançar com legislação que vai permitir que a ESB possa recorrer à sua infraestrutura subterrânea para a instalação da fibra. Esta iniciativa pretende fornecer mais escolha de banda larga às zonas rurais da Irlanda.

A nova rede é o resultado de um empreendimento conjunto entre a Vodafone e a ESB, que objetivam disponibilizar banda larga bastante mais rápida a 500 mil casas nos arredores de grandes cidades como Dublin e Cork, que não estão abrangidas pela distribuição comercial do antigo monopólio do Estado Eircom nem pela UPC Ireland.

A rede de fibra da Eircom atualmente está disponível para 1,4 milhões de casas na Irlanda, enquanto a UPC Ireland cobre apenas 700 mil casas e instalações empresariais nas grandes cidades.

O The Irish Independent revela que a primeira fase da implementação vai consistir em colocar 1300 km de fibra em áreas urbanas e semi-urbanas, disponibilizando serviços FttP (Fibre-to-the-Premises) através do uso de postes de eletricidade e de cabos subterrâneos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor