Verizon e Vodafone chegam a acordo de 130 mil milhões de dólares

EmpresasNegócios

Segundo noticia o Wall Street Journal, a Verizon e a Vodafone chegaram a um acordo na ordem dos 130 mil milhões de dólares (cerca de 98 mil milhões de euros) para a Verizon ter o controlo total sobre a Verizon Wireless. A empresa comprou a parcela de 45 por cento da Vodafone na Verizon Wireless

Segundo noticia o Wall Street Journal, a Verizon e a Vodafone chegaram a um acordo na ordem dos 130 mil milhões de dólares (cerca de 98 mil milhões de euros) para a Verizon ter o controlo total sobre a Verizon Wireless. A empresa comprou a parcela de 45 por cento da Vodafone na Verizon Wireless que foi fundada em 2000 numa “joint venture” entre as duas empresas.

Verizon_Wireless_storeAs direções das duas empresas votaram no negócio este fim de semana e, segundo a Reuters, é a terceira maior aquisição “corporate” de sempre e que retira a Vodafone do mercado norte-americano. O termos do acordo estão agora à espera de aprovação das direções e podem ser anunciadas esta segunda-feira à tarde.

As notícias do negócio remontam a abril, quando se dizia que a Verizon estava a preparar 100 mil milhões de dólares para comprar a parcela da Vodafone. A empresa, que é a maior operadora de telemóveis nos Estados Unidos, já tinha controlo operacional sobre a Verizon Wireless.

A venda da sua parcela na Verizon Wireless por parte da Vodafone está em cima da mesa desde 2004, altura em que a empresa considerava uma saída do líder de mercado para comprar a AT&T wireless. Entretanto, a Cingular comprou a empresa por 41 mil milhões de euros.

Om Malik, da GigaOM, afirma que a Vodafone pode usar o dinheiro para criar a sua “broadband business” europeia. A empresa adquiriu a Kabel Deutschland por 10,1 mil milhões de dólares em maio deste ano e a Cable & Wireless Worldwide por 1,7 mil milhões de dólares em abril de 2012. No início de Julho, a Vodafone assinou um acordo com a Telefonica que lhe dá acesso à rede de fibra óptica da empresa espanhola.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor