Vendas de produtos tecnológicos em Portugal caiem no terceiro trimestre

Negócios

Segundo o índice GfK Temax, as vendas de produtos tecnológicos caíram cerca de cinco por cento no nosso país no terceiro trimestre deste ano. Neste período, o mercado rendeu 544 milhões de euros. A quebra das vendas foi mais significativa na área de imagem, com quedas de 14 por cento só neste ano. Também as

Segundo o índice GfK Temax, as vendas de produtos tecnológicos caíram cerca de cinco por cento no nosso país no terceiro trimestre deste ano. Neste período, o mercado rendeu 544 milhões de euros.

apesar-do-clima-de-misterio-que-a-microsoft-pretendeu-criar-em-torno-do-lancamento-do-surface-foto-tablet-da-companhia-que-deve-rivalizar-com-o-ipad-essa-nao-e-a-primeira-iniciativa-da-empresa-no-1340141016602_956x500A quebra das vendas foi mais significativa na área de imagem, com quedas de 14 por cento só neste ano. Também as vendas de eletrodomésticos registaram quebras.

Já as telecomunicações e a informática tiveram um desempenho positivo de vendas no terceiro trimestre, apesar de ter registado menos ritmo em comparação com trimestres anteriores.

Os ultraportáteis já representam um quinto das vendas. O preço médio destes dispositivos vendidos no trimestre é de 700 euros. Já o preço médio dos portáteis com ecrã touch também está a contribuir para elevar a receita média por dispositivo vendido.

Relativamente aos tablets, a tendência é oposta. As vendas continuam a aumentar mas o preço médio dos dispositivos está em queda. Cerca de 45 por cento dos tablets vendidos no terceiro trimestre custaram menos de 200 euros. No ano passado só 20 por cento dos dispositivos vendidos estavam abaixo deste limiar.

No que respeita às telecomunicações, as vendas de smartphones são as que mais se destacam, com um crescimento de 17 por cento.

A eletrónica de consumo é apontada como uma área em recuperação, onde o nível de vendas continua baixo, apesar de evidenciar uma tendência de recuperação. A área das colunas de áudio é das poucas em crescimento.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor