UPTEC: ideias de negócio em “cleantech” vão ter competição

Negócios

Abrem precisamente hoje as candidaturas para um novo programa de apoio a ideias de negócio em cleantech, promovido pelo UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (www.uptec.up.pt) .

Climate Launchpaduma iniciativa da União Europeia que já está presente em 30 países, é uma competição na área da inovação associada ao clima, .

Criada em 2014, a iniciativa pretende proporcionar o ecossistema ideal para a transformação de ideias sustentáveis em negócios globais, diz a UPTEC em comunicado. Em dois anos de competição, a iniciativa recebeu mais de 1200 candidaturas de toda a Europa. Em 2016, o programa arranca em Portugal, através do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, com o apoio da SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação.

Os projetos selecionados para o programa receberão apoio na gestão e validação da ideia de negócio, treino de pitch e acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC. Diz a UPTEC que participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria, e de apresentar o negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais.

Os três vencedores da competição nacional representarão Portugal na final europeia, que se realizará em Tallin, Estónia, de 7 a 8 de Outubro. O grande vencedor da competição europeia receberá um prémio monetário no valor de 10 mil euros.

Ao Climate LauchPad podem concorrer todas as ideias de negócio ou startups que não tenham mais de um ano de atividade, nem tenham recebido investimento superior a 200 mil euros.

As candidaturas têm de ser redigidas em inglês e devem ser submetidas até 22 de Junho em: www.climatelaunchpad.org/application-form/.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor