Universidade de Lisboa adopta SNC-AP da Novabase

GestãoInovaçãoInvestigaçãoProjetosSoftware

A Novabase acaba de concluir na Universidade de Lisboa aquela que é a primeira implementação em Portugal do novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP). Baseado na plataforma SAP HANA, o processo de renovação do sistema de gestão financeira integra-se numa estratégia de renovação dos sistemas de informação da Universidade de Lisboa.

Esta estratégia, refere o comunicado, tem vindo a ser cofinanciada pelo sistema de incentivo SAMA e inclui o sistema de gestão de recursos humanos, o sistema de gestão académico, o sistema de gestão de identidades e o sistema de apoio à gestão. Com esta reestruturação, pretende-se obter uma efetiva modernização administrativa, atualizando e integrando os diferentes sistemas, melhorando a qualidade da informação e garantido um acesso mais rápido a essa informação por parte de todos os intervenientes.

As soluções encontradas, incluindo a do sistema de gestão financeiro, capitalizam as sinergias resultantes do tratamento conjunto das 18 escolas (Institutos e Faculdades) da Universidade de Lisboa, sem, comprometer a autonomia de gestão estatutária de cada escola.

Para Miguel Leocádio, Associate Executive da Novabase responsável por este projeto, “a implementação deste sistema de gestão foi um verdadeiro desafio pela sua dimensão e complexidade, que contou com a vasta experiência da Novabase na implementação SAP em instituições de Ensino Superior para que fosse um sucesso, à qual juntamos agora a 1ª implementação deste sistema na Administração Pública.” O mesmo responsável acrescentou que “resultado deste projeto foi ainda a criação de um produto SNC-AP que poderá ser reutilizado noutros clientes da Administração Pública que, em 2018, terão de adotar esta realidade.”

Este processo de modernização administrativa apresentou diversos desafios. Desde logo, pela sua elevada abrangência, com quase 60 mil alunos/clientes, 6000 funcionários/operadores e 20 unidades orgânicas (18 escolas, reitoria e serviços de ação social), com necessidades diversas, decorrentes da sua autonomia de gestão.

O processo de criação e desenho da solução foi desenvolvido com recurso ao Design Thinking, metodologia criativa e inovadora que coloca as pessoas no centro das soluções, e que a Novabase tem vindo a usar nos seus projetos, num trabalho realizado em estreita colaboração com a equipa da Universidade de Lisboa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor