United Internet planeia IPO para divisão de Aplicações de Negócio

EmpresasNegócios

A fornecedora alemã de serviços de internet disse que está a considerar vender a divisão focada em serviços de alojamento web por meio de uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). O objetivo será financiar uma nova aquisição.

Depois do anúncio da United Internet, o valor das ações da empresa subiu quase seis por cento no início do dia de hoje. Os investidores parecem estar confiantes de que esta abertura de capital vai funcionar como um motor de crescimento para a companhia alemã.

“A cisão dos serviços de alojamento web é uma ótima notícia”, disse em declarações à Reuters a analista do Commerzbank Heike Pauls. “Em primeiro lugar, vai chamar à atenção para a subvalorização dos ativos de web-hosting. Em segundo lugar, vai permitir uma moeda de aquisição mais ‘limpa’ para futuras aquisições”, acrescentou, recomendando a compra destas ações.

Foi também anunciado hoje que a empresa vai comprar a empresa polaca de serviços de alojamento web home.pl por 135 milhões de euros.

Segundo a agência Reuters, alguns analistas consideraram a aquisição dispendiosa, pelo facto de a United Internet ter de desembolsar 15,5 vezes o valor dos lucros operacionais estimado para 2015. Mas a empresa vê na posse da home.pl um movimento estratégico do qual fará valer o dinheiro investido.

No seu histórico de participações noutras empresas, a United Internet conta com investimentos nos grupos Rocket Internet e Versatel. Em anos recentes, a empresa passou a controlar grupos de serviços de alojamento web como o InternNetX e Sedo.

De acordo com a Reuters, se a United Internet avançar mesmo com a IPO da divisão de Aplicações de Negócios, a venda de ações deve acontecer dentro de dois anos.

A empresa prevê que esta divisão gere 600 milhões de euros em vendas este ano, enquanto as vendas totais devem chegar aos 3,7 mil milhões de euros.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor