União Europeia propõe limite a roaming gratuito para pacotes de dados ilimitados

Negócios

A Comissão Europeia propôs estabelecer um limite para navegação na Internet no exterior para clientes de pacotes de dados ilimitados quando as taxas de roaming forem abolidas.

A União Europeia quer acabar com as taxas de roaming dentro do bloco até junho do ano que vem. Mas não está fácil, sobretudo pelas dificuldades para encontrar uma forma de dar aos consumidores um acordo justo, sem deixar as operadoras telefónicas sob a inevitável pressão financeira.

É que temendo que as ofertas de pacotes ilimitados se tornem abusivas e, logo, levar as operadoras a aumentar os preços domesticamente para recuperar o custo da sobrecarga do roaming gratuito, a Comissão disse haver proposto um “limite excepcional a roaming intensivo”.

“Sem um volume de segurança para o roaming, estes pacotes competitivos serão ameaçados nos mercados domésticos. Podem desaparecer ou tornar-se mais caros, ou serem oferecidos sem roaming. Nós não queremos isso”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Andrus Ansip, citado pela Reuters.

Os Estados membro devem votar a nova proposta hoje, segunda-feira.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor