Twitter faz hoje dez anos: quanto vale a rede social?

e-MarketingRedes Sociais
0 2 Sem Comentários

A rede social Twitter foi fundada a 21 de março de 2006, numa altura em que o MySpace ainda dominava este espaço e o Facebook era usado por estudantes universitários. Dez anos depois, a plataforma enfrenta um momento decisivo.

A rede decidiu assinalar este aniversário redondo com uma mensagem a todos os utilizadores, escrita em 140 caracteres com a ajuda de dois emojis: “Começando nos [emoji dos EUA] e avançando para todo o [emoji do planeta Terra], agrademos por 10 anos incríveis. Love, Twitter.” O tweet foi acompanhado de um vídeo de dois minutos e meio com os momentos marcantes da década, e um texto um pouco mais longo no seu blogue corporativo.

Mas a rede de microblogging enfrenta questões muito importantes se quiser sobreviver à próxima década. Com 320 milhões de utilizadores, o crescimento estagnou e a diferença em relação ao Facebook é tremenda – a empresa de Mark Zuckerberg tem cerca de 1,6 mil milhões de utilizadores. Em janeiro, quatro executivos de topo abandonaram a empresa, alguns meses depois de uma reestruturação empreendida pela nova liderança. Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, regressou no verão do ano passado para ocupar o cargo de CEO e tentar resolver os problemas de crescimento e rentabilidade da plataforma.

Neste momento, com as ações a cotarem nos 16,84 dólares, o Twitter vale 11,85 mil milhões. Por comparação, o Facebook está a cotar nos 111,45 dólares e a capitalização é de 313,94 mil milhões; o LinkedIn, uma rede social muito específica e de nicho, vale 14,92 mil milhões com os títulos nos 113,06 dólares.

O interessante desta rede social é que, ao contrário do Facebook, tem a sua força nos marketeers, nas celebridades, nos fazedores de opiniões e nas marcas em geral, que a utilizam como um meio de comunicação com os clientes. Essa poderá ser a explicação para a estagnação, embora haja outras questões de nota – o nível de assédio e abuso que acontece no Twitter, onde os seguidores são desconhecidos, é incomparável ao de uma rede em que a pessoa reúne sobretudo amigos e conhecidos; existe também um efeito de escala local, já que a maioria das pessoas quer estar nas redes onde estão os seus amigos.

Quando forem apresentados os números do primeiro trimestre de 2016, no próximo mês, deverá ser possível analisar se as mudanças operadas por Dorsey estão a ter efeito.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor