Turkcell inicia testes de soluções small cell da NEC

Mobilidade

A Turkcell, a maior operadora móvel da Turquia, deu hoje início aos testes das soluções small cell da NEC, para aplicação em espaços interiores, quer seja em ambiente residencial quer em contexto empresarial, potenciando a receção de sinal dos dispositivos móveis dentro de edifícios, cujos materiais usados na sua construção são muitas vezes fatores deturpadores

A Turkcell, a maior operadora móvel da Turquia, deu hoje início aos testes das soluções small cell da NEC, para aplicação em espaços interiores, quer seja em ambiente residencial quer em contexto empresarial, potenciando a receção de sinal dos dispositivos móveis dentro de edifícios, cujos materiais usados na sua construção são muitas vezes fatores deturpadores dos sinais de rádio.

mobile-signal

Os focos de acesso femtocell residenciais da NEC têm as dimensões habituais de um modem e são autoconfiguráveis, e estão capacitados para suportar até oito chamadas entre telemóveis, em simultâneo, num raio de 40 metros. Para além desta oferta para a dimensão doméstica, a NEC está a introduzir pontos femtocell compactos para o contexto empresarial, que serão capazes de suportar até 16 chamadas simultâneas entre telemóveis num raio de cem metros.

Por outro lado, a NEC criou a vanguardista solução de Rede de Acesso Rádio Empresarial (E-RAN) para possibilitar a ligação multimodo 3G e LTE a milhares de colaboradores de empresas de grandes dimensões, recorrendo à existente Ethernet.

A Turkcell está também a testar o gateway da NEC que associa as redes small cell para espaços interiores numa interface Iu normalizada e conectada ao núcleo da rede móvel, otimizando assim a sua implementação e as atividades de gestão.

A E-RAN mitiga parte das desvantagens associadas aos Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS), como por exemplo os custos e as irregularidades na operacionalidade das redes causadas pela instalação dos cabos, bem como a necessidade de um planeamento especializado da cobertura rádio em espaços internos.

Atualmente, 28 operadores em 17 países integram já a solução femtocell residencial da NEC.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor