Turismo do Algarve investe em marketing digital com duas novas aplicações

Appse-MarketingMobilidadeSmartphones
0 2 Sem Comentários

A Região de Turismo do Algarve (RTA) está a lançar duas aplicações móveis dirigidas aos turistas, com o intuito de dinamizar eventos e conteúdos a sul do país. As apps estão disponíveis para iOS e Android em três línguas, pelo menos para já: português, inglês e espanhol.

A RTA diz que as aplicações, que fornecem informação turística em tempo real, também podem ser uma ferramenta útil para os residentes no Algarve. Dedicam-se a dois âmbitos distintos: uma é sobre a Rota Omíada no Algarve e a outra intitula-se Algarve EventosEm inglês, as apps designam-se “Umayyad Route” e “Algarve Events.” Foram desenvolvidas pela agência web Dengun, também responsável pelas apps Portugal Golf e Pine Cliffs, entre outras.

“O mundo digital proporciona milhares de oportunidades para o turismo. O turista de hoje usa a internet não só para se inspirar como para planear e organizar a sua viagem”, explica o presidente da RTA, Desidério Silva, justificando o investimento. “A aposta do Algarve no marketing digital através da ativação destas duas novas apps, da presença nas redes sociais e em outros canais de comunicação online está em sintonia com as novas tendências e os novos perfis do turista que procura informação precisa e imediata para a sua viagem”, acrescenta.

No caso da aplicação móvel da Rota Omíada, a ideia é explorar o legado da dinastia árabe omíada no Algarve, com um mapa da região que contém as 14 localidades inseridas na dinastia – Alcoutim, Martim Longo, São Brás de Alportel, Estoi, Faro, Silves, Monchique, Aljezur, Vila do Bispo, Alvor, Vilamoura, Tavira, Cacela Velha e Vila Real de Santo António.

Há pontos de interesse referenciados em cada local, a partir de um ecrã inicial com 4 botões de navegação que permitem aceder ao mapa interativo e às rotas identificadas, informações relevantes sobre a região e outras informações úteis. O recurso à geolocalização fornece direções para pontos específicos no mapa e permite explorar a região através de realidade aumentada.

Já a Algarve Eventos tem um propósito de divulgação dos destaques do mês, os eventos mais próximos e os que estão prestes a iniciar. O utilizador pode pesquisar o que está a acontecer no Algarve por categoria ou proximidade, também com recurso a um mapa interativo e realidade aumentada.

A pesquisa está organizada por categorias – Música, Dança, Teatro, Exposições, Desporto, Festas e Festivais, Feiras e Mercados, por datas e por local de realização. Também oferece informação sobre as tabelas de marés e contactos úteis.

Está presente também, é claro, a componente da partilha direta nas redes sociais, com login possível através de contas do Facebook e Google+. Esta vertente permite ainda guardar os eventos preferidos, receber notificações de eventos sugeridos segundo as preferências do utilizador, e gerar notificações automáticas de eventos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor