Os Trojans mais usados atualmente

Segurança

A Kaspersky revelou o relatório de Spam referente a julho deste ano e, juntamente, revelou os Trojans. O “Trojan-spy.html.fraud.gen” manteve-se, em comparação com o mês anterior, como o programa malicioso mais propagado, com 2,9 por cento. Este programa aparece como páginas HTML e imitam os formulários de registo de vários bancos ou sistemas de pagamento

A Kaspersky revelou o relatório de Spam referente a julho deste ano e, juntamente, revelou os Trojans.

trojansO “Trojan-spy.html.fraud.gen” manteve-se, em comparação com o mês anterior, como o programa malicioso mais propagado, com 2,9 por cento. Este programa aparece como páginas HTML e imitam os formulários de registo de vários bancos ou sistemas de pagamento eletrónico conhecidos  os “phishers” usam-no para roubar os dados do utilizador.

Seis das dez posições da classificação corresponderam a representanets da família “ZEUS/Zbot” que é um dos “Trojans espião” mais populares e as suas modificações têm vindo a propagar-se em massa através de mensagens de e-mail nos últimos anos. O programa foi concebido para roubar os dados confidenciais do utilizador, incluindo informações de cartão de crédito.

Costuma-se usar o Zbot em falsas notificações, supostamente enviadas por bancos, lojas online, redes sociais ou reconhecidos serviços de entrega ao domicílio.

O “Email-worm.win32.bagle.gt” aparece na terceira posição. Como a maioria dos worms de e-mail, este é auto-enviado para os endereços da lista de contactos da vítima. Tem também a capacidade de se pôr em contacto com um centro de comando e descarregar outros programas maliciosos no equipamento do utilizador.

O “Email-worm.win32.mydoom.m”, para além da sua capacidade de auto-envio, também envia pedidos de pesquisa a motores de busca, como o Google. Este “worm” compara os endereços dos sites que aparecem na primeira página dos resultados da busca com os que descarregou a partir dos servidores dos cibercriminosos.

O “Trojan-dropper.win32.dorifel.afpu” tem como principal função executar os comandos enviados de um servidor remoto e descarregar e executar outros programas maliciosos.

O “SMS-Flooder.androidos.didat.a” ocupou a 15º posição. Esta foi a primeira vez que um programa malicioso para Android apareceu tão alto na classificação. A função do programa permite-lhe fazer envios em massa de mensagens SMS.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor