Três bases para a correta implementação de clouds privadas

CloudServidores

A Oracle, no decorrer do evento Cloud Odyssey, enunciou os elementos fulcrais e indispensáveis ao sucesso da implementação de clouds privadas nas empresas. O evento decorreu em 48 cidades por todo o mundo, chegando a Lisboa na passada quinta-feira e reunindo mais de uma centena de especialistas em tecnologia. São três os pilares que, de

A Oracle, no decorrer do evento Cloud Odyssey, enunciou os elementos fulcrais e indispensáveis ao sucesso da implementação de clouds privadas nas empresas. O evento decorreu em 48 cidades por todo o mundo, chegando a Lisboa na passada quinta-feira e reunindo mais de uma centena de especialistas em tecnologia.

cloud

São três os pilares que, de acordo com o vice-presidente de Product Marketing da Oracle Corporation, Rex Wang, sustentam uma implementação bem-sucedida de clouds privadas, sendo eles a standardização, a consolidação e a automatização. Diz ainda que a consolidação de infraestruturas e de plataformas é um ponto-chave aquando da incorporação da cloud.

Referindo, ainda, as palavras de Wang, a instalação de uma cloud privada, seja em empresas ou em instituições, revolve sobre três principais razões. A primeira está claramente relacionada com a velocidade de operação, aumentando até cem vezes na cloud. A segunda concerne à redução dos custos, atendendo ao facto de que o Custo Total de Propriedade baixa até metade devido à partilha de recursos. A terceira razão prende-se com a diminuição de riscos, uma redução em cem por cento, com o aumento dos graus de disponibilidade, segurança e controlo.

Com tudo isto, regista-se uma enorme determinação em fazer das Tecnologias de Informação fornecedores de serviços cloud; em substituir formatos rígidos por outros mais flexíveis; em fazer progredir um modelo focado nas exigências das TI para um modelo self-service; em transitar os formatos à medida para standardizados; e, por fim, em fazer passar do funcionamento manual para o automatizado.

A Oracle coloca ao dispor dos consumidores uma multiplicidade de elementos e de ferramentas que asseguram o sucesso da transição para o universo cloud.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor