TomTom revela hábitos dos condutores

AcessóriosEscritórioInovaçãoInvestigação

De acordo com um estudo realizado pela TomTom sobre hábitos de condução, cerca de 12 milhões dos 20 milhões de britânicos que planeiam viajar de carro pela Europa, desconhece as regras de trânsito dos destinos de férias mais populares e poderão ver-se a conduzir no “lado” errado da estrada.

O questionário de regras da estrada solicitado pela TomTom concluiu que os condutores do Reino Unido não conhecem as principais leis de trânsito internacionais, ainda que 85 por cento dos inquiridos afirme ter pesquisado os códigos da estrada antes de viajar para o estrangeiro.

Os condutores britânicos não são, porém, os únicos a desconhecer as regras de condução internacionais, sendo que, por exemplo, os condutores germânicos são os que mais ultrapassam os limites de velocidade, com 29 por cento dos inquiridos a admitir que já o fizeram durante as suas viagens ao estrangeiro. Adicionalmente, um em cada três condutores italianos afirma que já foi intercetado por agentes da autoridade, fora do seu país.

O inquérito revela que as questões que comummente são colocadas pelos condutores quando conduzem fora do seu país passam por não saber onde e quando estacionar; conduzir no lado “errado” da estrada; saber qual é a melhor faixa para viajar e quais os limites de velocidade; e não entender os sinais de trânsito.

Tendo em conta estas razões, 47 por cento dos condutores do Reino Unido prefere que outra pessoa conduza, dado que não se sentem confiantes em fazê-lo fora do seu país. Também os condutores alemães consideram que é uma experiência stressante conduzir em estradas estrangeiras.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor