TomTom lança serviço de trânsito para auxiliar Smart Cities

InovaçãoMobilidade

A empres anunciou hoje o lançamento do novo serviço TomTom Route Monitoring, desenvolvido para dar resposta aos crescentes desafios de congestionamento de trânsito que as cidades inteligentes enfrentam em todo o mundo.

O serviço que pretende ajudar as autoridades, gestores de tráfego e responsáveis por serviços de emergência a monitorizar a duração das deslocações e os atrasos nas rotas mais relevantes, em tempo real. Com o TomTom Route Monitoring, a empresa pretende aperfeiçoar a sua oferta de produtos de trânsito, melhorando mobilidade das cidades.

Para além da monitorização, as autoridades e serviços poderão informar as pessoas dos atrasos e percursos alternativos, através dos seus smartphones, sistemas de navegação e painéis de informação de trânsito integrados nos veículos.

“A tecnologia de localização e de trânsito é um requisito essencial para cidades cada vez mais inteligentes”, afirma, em comunicado, Ralf-Peter Schäfer, Vice-presidente de Traffic & Travel da TomTom.

“É importante que as cidades compreendam onde estão centrados o trânsito e os congestionamentos, mas é igualmente relevante que esta informação seja comunicada. Foi por este motivo que desenvolvemos o TomTom Route Monitoring, com o objetivo de ligar as ‘cidades inteligentes’ às pessoas, contribuindo de forma significativa para ambientes mais seguros, mais verdes, menos congestionados e onde a vivência se torne mais agradável”, acrescenta o exexutivo.

De acordo com os resultados do recente Índice de Tráfego Global Anual 2017, desenvolvido pela TomTom, a Cidade do México está em 1º lugar no ranking das cidades com mais trânsito em todo o mundo, o que significa que os seus condutores despendem uma média de 66% de tempo extra nos congestionamentos de trânsito. Em Bucareste, esta percentagem é de 50%, em Londres de 40% e em Lisboa, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, 36%. Isto é o equivalente a 40 minutos por dia no trânsito, ou seja, 154 horas por ano.

Atualmente, as cidades investem em diversas inovações dispendiosas, como sensores, para terem acesso a informações de trânsito. Contudo, para se tornarem verdadeiras Smart Cities, é crucial que comuniquem essas informações aos condutores e nesta área que a TomTom quer ajudar.

O TomTom Route Monitoring  já está disponível no recentemente anunciado Portal para Programadores destinado às APIs do TomTom Maps.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor