TNC15 discute educação e investigação científica no Porto

EmpresasNegócios

Hoje é o primeiro dia do TNC15, um ciclo de conferências que este ano se realiza na cidade do Porto e que se debruça sobre temáticas como modelos de educação para o futuro, infraestruturas de rede avançadas, segurança, autenticação federada e middleware. O encontro anual decorre até dia 18 de junho no Centro de Congressos

Hoje é o primeiro dia do TNC15, um ciclo de conferências que este ano se realiza na cidade do Porto e que se debruça sobre temáticas como modelos de educação para o futuro, infraestruturas de rede avançadas, segurança, autenticação federada e middleware. O encontro anual decorre até dia 18 de junho no Centro de Congressos da Alfândega.

porto cidade

 

O TNC15, subordinado ao mote Connected Communities, vai reunir na Cidade Invicta cerca de 650 investigadores, representantes, gestores e decisores das áreas da educação, da investigação científica, do software e das telecomunicações. No evento de quatro dias refletir-se-á acerca do papel da Internet e da dimensão digital no progresso científico e educacional.

O diretor da unidade de computação científica nacional (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), João Nuno Ferreira, afirma que este encontro “garante uma partilha autêntica de conhecimento entre os vários atores das comunidades de investigação e ensino, e permite aprofundar tópicos atuais relacionados com as redes avançadas de comunicação, sobre o futuro e a inovação nos domínios da investigação e da educação”.

As sessões plenárias versarão sobre temas como Connected Communities Need Strong Foundations, por John Day da Universidade de Boston (EUA); Open and Big Science, por Manfred Laubichler da Universidade do Estado do Arizona (EUA); Cultural Data in the Age of Experience, por Sarah Kenderdine da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália); Disaster Response in a Connected World, por Timo Lüge da Social Media for Good (Alemanha); Unconscious Biases: Addressing Stealth Barriers to Innovation & Productivity, por Avis Yates Rivers da Technology Concepts Group (EUA); e Porto: A living Lab for Future Internet in Future Cities, por João Paulo Cunha da Universidade do Porto.

O TNC15 é arquitetado pela Géant Association, uma rede europeia que promove a cooperação entre instituições de I&D e de ensino, e é acolhido pela FCT-FCCN.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor