IBM EX.I.T.E. conclui mais uma edição em Lisboa

Inovação

Terminou mais uma edição do EX.I.T.E. Camp 2015 (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia), uma iniciativa que visa a formação complementar, no campo das ciências e tecnologias. O evento realizou-se nas instalações da IBM Portugal e teve a participação de 30 candidatas, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos.

O EX.I.T.E. Camp 2015 decorreu de 6 a 10 de julho, no IBM Client Center Lisboa, e contou com uma série de atividades, projetos e passatempos lúdicos, que procuraram potenciar o trabalho em equipa e as relações pessoais, num ambiente construtivo e divertido.

Foram vários os momentos que se destacaram ao longo do evento, como por exemplo, a atividade do ‘Lego Robotics’, que consiste na construção e programação de um robô em lego; o workshop ‘Olá Watson’, cujo objetivo é dar a conhecer o novo super sistema IBM Watson, expoente máximo da era cognitiva, explorando assim o conceito de inovação com exemplos práticos do nosso dia-a-dia; o ‘Palácio do Meu Cão’, que procura levar as jovens raparigas a compreender os princípios de gestão de projeto através da construção de uma casota em papel; e, pela primeira vez, o ‘Scratch’, um workshop que tem por objetivo ensinar os processos básicos da programação de um jogo interativo online por parte das participantes.

Este programa foi desenvolvido pela IBM desde 1999, sendo que em Portugal teve início apenas em 2005. É igualmente reconhecido como uma ação de grande importância pelas entidades competentes do nosso país, pelo que mereceu a presença do Embaixador e da Embaixatriz dos Estados Unidos da América em Portugal.

Kim Sawyer, Embaixatriz dos Estados Unidos da América em Portugal afirma que “Embora os campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) continuem dominados pelos homens, são áreas que oferecem enormes oportunidades para as mulheres. Fiquei muito satisfeita por ter a oportunidade de visitar o EX.I.TE. Camp e testemunhar o trabalho importante e inovador que está a ser feito pela IBM para encorajar as raparigas a seguirem carreiras no campo das CTEM. É uma iniciativa fantástica”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor