Teradata expande parceria com Cloudera

EmpresasNegócios

A Teradata, empresa que desenvolve plataformas analíticas, aplicações de marketing e serviços de consultoria de análise de dados, e a Cloudera, especialista em análise e gestão empresarial baseada em Apache Hadoop, anunciaram uma expansão do seu acordo de parceria que pressupõe uma maior integração tecnológica, o alinhamento dos planos de desenvolvimento e uma unificação da

A Teradata, empresa que desenvolve plataformas analíticas, aplicações de marketing e serviços de consultoria de análise de dados, e a Cloudera, especialista em análise e gestão empresarial baseada em Apache Hadoop, anunciaram uma expansão do seu acordo de parceria que pressupõe uma maior integração tecnológica, o alinhamento dos planos de desenvolvimento e uma unificação da estratégia de negócio, vendas e oferta de suporte.

big-data

 

As duas empresas estão a optimizar a integração da Teradata Data Warehouse e a oferta empresarial do centro de dados da Cloudera para facilitar o acesso a múltiplas fontes de dados através da Teradata Unified Data Architecture(UDA).

“O que distingue a Arquitetura de Dados Unificada (UDA) da Teradata é a capacidade de processar qualquer análise em todo o tipo de dados, capacidade que requer a integração de várias tecnologias. Unir a Cloudera à UDA oferece aos nossos clientes opções adicionais, uma vez que combina o centro de dados da empresa e o data warehouse integrado num grande ecossistema de análise. Os respetivos planos dos nossos produtos estão agora adaptados para que isto seja uma realidade”, assegurou Scott Gnau, Presidente da Teradata Labs.

“A nossa visão de um centro de dados empresarial é que este complemente as soluções chave, como um armazém de dados integrados que oferece um valor real de Big Data. A nossa parceria com a Teradata garante que os clientes tenham acesso às melhores soluções para resolver o problema de obter todo o valor possível dos dados”, comentou Tom Reilly, CEO da Cloudera.

“Acreditamos firmemente no valor das plataformas de processamento especializadas e na visão da Teradata em torno da Arquitetura de Dados Unificada”, afirmou Faker Zouaoui, Vice Presidente dos dados empresariais, análise e inteligência de negócio da Sabre, GLBL, Inc. “Estamos muito contentes pela forma como a Teradata e a Cloudera estão a unir esforços para proporcionar um ambiente mais resistente, controlável e integrado. Poder carregar grandes quantidades de dados em CDH e ter as capacidades de integração SQL em Hadoop da Teradata QueryGrid é fundamental para a Sabre”, concluiu.

A Teradata criou conectores que se integram com o Apache Hadoop como parte da sua Arquitetura de Dados Unificada. Estes conectores estão certificados pela Cloudera Enterprise, permitindo que ambas as tecnologias trabalhem em conjunto e que haja mais apoio mútuo nas novas integrações. Dois dos componentes chave para a UDA são o Teradata QueryGrid, que permite aos analistas de negócio colocar questões sobre qualquer tema, reunindo facilmente dados de ambas as plataformas num conjunto único de repostas; e o Teradata Loom, que proporciona o seguimento dos dados, exploração, alinhamento, limpeza e transformação de arquivos Hadoop Distributed File System. Ajuda também os gestores de operações e os programadores a avaliar e gerir milhares de ficheiros HDFS facilmente.

Com este acordo, a Teradata pode vender soluções Cloudera Enterprise, incluindo Cloudera Basic Enterprise, Flex e edições de conjuntos de dados. Os clientes que adquirirem o Cloudera Enterprise através da Teradata, terão o melhor suporte através da Teradata, contando com o apoio da Cloudera.

Segundo o acordo, a Teradata está também autorizada a vender os serviços educativos, de formação e profissionais da Cloudera para complementar as suas soluções. Os Serviços Profissionais da Teradata para Hadoop serão facilmente implementados na Cloudera Enterprise. Estes serviços incluem limpeza de dados, a sua gestão, alinhamento, análise preditiva e segurança. A recente aquisição da Think Big por parte da Teradata traz novas capacidades específicas aos clientes do Hadoop e Cloudera.

Graças a esta aliança, os clientes têm agora a capacidade de definir e implementar uma solução Big Data completa e resistente que inclui o melhor da Teradata e da Cloudera. A inovação histórica da Teradata na gestão do armazenamento de dados une-se à liderança da Cloudera em soluções Big Data desenvolvidas em Apache Hadoop para possibilitar aos clientes inovar conjuntamente.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor