Tensão entre China e Estados Unidos aumenta

Segurança

Equipas de engenheiros chineses vão dar início a um programa de inspeção do hardware dos computadores utilizados pelos vários órgãos do governo da China, assegurando desta forma que os aparelhos estão aptos e devidamente protegidos para armazenarem dados sensíveis. As razões para esta iniciativa não foram explicadas, mas podemos inferir que se trata de uma resposta

Equipas de engenheiros chineses vão dar início a um programa de inspeção do hardware dos computadores utilizados pelos vários órgãos do governo da China, assegurando desta forma que os aparelhos estão aptos e devidamente protegidos para armazenarem dados sensíveis.

estados unidos china

As razões para esta iniciativa não foram explicadas, mas podemos inferir que se trata de uma resposta às recentemente publicadas imagens de agentes de inteligência norte-americanos a adulterarem equipamentos da Cisco pouco antes de estes serem exportados.

No início desta semana, as autoridades dos Estados Unidos apontara um dedo acusatório a cinco cibercriminosos chineses, alegando que os hackers haviam sido contratados pelas forças militares da China para furtar propriedade intelectual de várias empresas norte-americanas.

O ministro chinês dos Negócios Estrangeiros caracterizou as acusações como “ridículas” e avançou ainda que seriam deveras nocivas para as relações entre as duas superpotências económicas.

De acordo com a agência noticiosa oficial da China Xinhua, as avaliações alvejarão computadores que sejam relevantes para a segurança nacional e para os interesses públicos do país, não especificando, contudo, os departamentos onde serão efetuadas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor