Telefónica poderá injetar dinheiro na Telecom Itália

EmpresasNegócios

A espanhola Telefónica terá acordado a revisão das finanças da Telecom Itália, que inclui uma provável injeção de capital até dois mil milhões de euros, enquanto o grupo tem em vista a venda da unidade brasileira TIM em 2014, segundo fontes familiares com a estratégia. A direção da Telecom Itália, controlada pela Telco, um veículo

A espanhola Telefónica terá acordado a revisão das finanças da Telecom Itália, que inclui uma provável injeção de capital até dois mil milhões de euros, enquanto o grupo tem em vista a venda da unidade brasileira TIM em 2014, segundo fontes familiares com a estratégia.

InvestimentoA direção da Telecom Itália, controlada pela Telco, um veículo de investimento que a Telefónica acordou tomar conta de forma progressiva, irá encontrar-se na quinta-feira para rever o corte de custos, redução da dívida e estratégias de crescimento.

Para além de um aumento de capital até dois mil milhões de euros, outras opções estão a ser consideradas incluindo as vendas de bens como as torres móveis do grupo em Itália ou a unidade argentina, e um corte de dividendos. Ainda não foi tomada nenhuma decisão em relação a estas hipóteses.

Se a operadora de telecomunicações espanhola for bem sucedida em ter a aprovação para vender a TIM Brasil, será um sinal de que ganhou terreno nos investimentos prejudiciais que têm sido uma dor de cabeça nos últimos anos. Uma decisão sobre a venda da TIM não será tomada nesta reunião de quinta-feira.

No entanto, para que isto seja feito, a Telefónica não terá alternativa se não injetar dinheiro na Telecom Itália para “comprar” tempo e preparar a venda da TIM, sabendo, no entanto, que pode ser uma jogada arriscada porque a empresa espanhola está a tentar reduzir a sua própria dívida.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor