Telcos ganharão solução de Big Data desenvolvida pela SAP

Big DataData-StorageFornecedores de SoftwareProjetosSoftware

A SAP anunciou que desenvolverá uma solução de Big Data sob medida para atender às demandas do setor de telecomunicações. O projeto, que tem como objetivo ajudar a simplificar a TI e promover a inovação nos negócios dos prestadores de serviços de comunicações, vai de encontro com a crescente demanda do setor. Desenvolvido para ser

A SAP anunciou que desenvolverá uma solução de Big Data sob medida para atender às demandas do setor de telecomunicações. O projeto, que tem como objetivo ajudar a simplificar a TI e promover a inovação nos negócios dos prestadores de serviços de comunicações, vai de encontro com a crescente demanda do setor.

Big Data

Desenvolvido para ser executada sobre SAP HANA Cloud, a plataforma de processamento de dados em tempo real e em nuvem da multinacional alemã, o modelo de dados vai oferecer processamento e análise de dados contextuais em tempo real para operadoras de telecomunicações.

De acordo com a SAP, as empresas de telecomunicações precisam explorar seus enormes volumes de dados para conquistar um maior nível de envolvimento dos clientes e ter transações comerciais simplificadas em todos os canais, para permanecerem competitivas nos mercados hiperconectados e saturados de hoje. Também precisam de mais informações sobre o uso das redes e operações economicamente mais eficientes.

“Nossos clientes nos salientam que a necessidade de aceder, controlar e interpretar grandes volumes de dados nunca foi tão grande”, afirma Theo Pappas, vice-presidente de indústrias estratégicas da SAP Brasil. “É por isso que queremos tornar mais ágil o acesso das operadoras de telecomunicações a soluções de Big Data. As telcos poderão usar informações para criar serviços inovadores, aumentar a taxa de retenção e reduzir a rotatividade de clientes, além de aumentar a receita”, diz o executivo.

De acordo com um estudo do IDC, o volume de dados no mundo deverá crescer dez vezes nos próximos seis anos, atingindo 44 zetabytes (milhões de milhões de gigabytes). Explorando a nova geração de tecnologias de Big Data, os prestadores de serviços podem obter mais informações sobre comportamentos e preferências dos clientes e como eles interagem com o mundo. É possível extrair o máximo valor desses grandes volumes de dados combinando o poder do processamento in-memory da SAP HANA e a capacidade do Apache Hadoop para armazenar e processar até 100 petabytes ou mais de dados — independentemente da estrutura. Como resultado, eles serão capazes de explorar dados valiosos na organização e encontrar informações ocultas que podem se tornar novas fontes de receita.

A previsão é que os clientes terão a opção de executar a solução de Big Data on-premise, em nuvem ou usando uma implementação híbrida.

*Jocelyn Aurichio é jornalista da B!T no Brasil


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor