Tecnologia portuguesa em missão espacial

CiênciaInovaçãoNegóciosStartup

A D-Orbit Portugal tem um papel essencial na missão D-Sat ao ter sido responsável pelo desenvolvimento do software de bordo e da estação terrestre. O satélite, que será lançado durante a próxima semana, é o primeiro capaz de se remover de órbita no final da sua missão, deixando o Espaço limpo e sem detritos espaciais.

Além dos softwares de bordo e da estação terrestre, a empresa foi, ainda responsável pelo software de controlo para a experiência “DeCas” e pelos testes de hardware para a experiência “Atmosphere Analyzer”.

A DeCas é uma experiência desenvolvida pela Aviosonic para estudar as dinâmicas de fragmentação de um satélite durante a sua reentrada. A experiência consiste numa espécie de “fragmento inteligente” que tem a capacidade de determinar a sua posição enquanto o satélite se desintegra.

Já a “Atmosphere Analyzer” é uma experiência que pretende validar uma abordagem inovadora para amostragem da ionosfera. Durante a manobra de reentrada, o D-Sat passará através de uma região da ionosfera entre os 80km e os 150km, recolhendo dados e transmitindo-os para a Terra. Até aos dias de hoje, esta é a região menos estudada da atmosfera por se encontrar a uma altitude demasiado alta para os balões estratosféricos e demasiado baixa para os satélites. 

O satélite D-Sat, com recurso à tecnologia D-Orbit Decommissioning Device (D3),  vai executar uma manobra de desmantelamento direta e controlada que causará a reentrada do satélite na atmosfera em apenas 30 minutos, causando a sua desintegração sobre áreas inabitadas. Esta inovação impede que os detritos do satélite fiquem no Espaço como é usual acontecer.

A D-Orbit Portugal é uma das empresas apoiadas pela Incubadora da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), coordenada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN). A ESA BIC Portugal apoiada startups que transfiram tecnologia espacial para aplicações na Terra nas mais diversas áreas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor