Tecnologia de ponta no marketing: IDC identifica os melhores

e-Marketing
0 1 Sem Comentários

Um novo estudo da IDC identifica a Google, Facebook, Adobe, Marketo e Salesforce como as melhores fornecedoras de tecnologia de ponta virada para marketing.

A pesquisa inquiriu profissionais de marketing e concluiu que aqueles que confiam mais nessas empresas, identificadas como “cutting edge”, estão duas vezes mais satisfeitos com as soluções atualmente utilizadas – em comparação com os marketers que não identificaram os seus fornecedores como “de ponta”. A diferença é de 89% para 37%, respetivamente.

As características mais associadas com soluções de marketing de ponta são rapidez, facilidade de uso e eficiência.

“O fato de estas companhias serem mencionadas pelos marketers como de ponta, algo que não lhes fora sugerido, e das suas tecnologias de marketing terem uma taxa de satisfação tão elevada, mostra quão importante é tomar a decisão certa na hora de automatizar o marketing”, explica Gerry Murray, diretor de pesquisa do IDC CMO Advisory Service.

Entre os profissionais de marketing inquiridos, 58% caracterizaram os seus fornecedores de soluções de marketing como sendo “de ponta” e nomearam as empresas espontaneamente. Os marketers que usam tecnologias da Google, Adobe, Facebook, Marketo ou Salesforce sempre exibiram maior lealdade para com as marcas. Por outro lado, 67% consideraram que vão usar o mesmo fornecedor no futuro, uma percentagem mais elevada que aqueles que não pensam nos seus fornecedores como sendo “cutting edge” (44%).

O estudo também concluiu que os departamentos internos de TI ajudaram a direcionar os marketers para esses fornecedores. Os marketers que trabalharam com os seus departamentos de TI desde o início do processo de seleção ficaram mais satisfeitos que aqueles que só mais tarde ou de todo consultaram os seus colegas.

“A jornada do comprador de nova tecnologa é longa e complexa”, afirma Allan Fromen, vice-presidente e parceiro de consultoria do IDC Buyer Behavior Practice. O executivo explica que os profissionais especializados na área são cada vez mais responsáveis pela decisão de compra, mas sublinha que o TI “ainda é um parceiro valioso, e a inclusão de profissionais de TI no processo de decisão deverá resultar num retorno do investimento acrescido.”

A pesquisa foi conduzida online e abrangeu marketers de várias indústrias e empresas de tamanho variado.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor