Suse lança Enterprise Storage 4 para uso intensivo de dados

Big DataData-StorageOpen-SourceSoftware
0 0 Sem Comentários

A Suse anunciou o lançamento do Enterprise Storage 4, baseado em tecnologia Ceph, uma solução para empresas com utilização intensiva de dados ou que operam em indústrias altamente reguladas.

O Suse Enterprise Storage 4 marca a primeira produção do CephFS que é uma solução para gestão de dados em massa, arquivos ou “large data”. Esta solução permite aos clientes transformarem a sua infraestrutura empresarial de armazenamento com controlo de custos, para se adaptarem à mudança de negócio e exigências dos dados.

“Os dados em massa, de arquivo e os chamados ‘large data’ estão a aumentar e, à medida que isso acontece, os clientes necessitam de soluções de armazenamento mais flexíveis, que possam fazer face às necessidades específicas dos seus negócios e dados”, diz Gerald Pfeifer, vice-presidente de produtos e programas de tecnologia da Suse.

“Os departamentos de TI estão a descobrir que precisam fazer face a quantidades crescentes de dados desestruturados ao mesmo tempo que enfrentam desafios para aumentar a inovação e reduzir custos”, complementa. O executivo defende que o Enterprise Storage ajuda nessa missão com tecnologia open source.

O objetivo é que os clientes possam simplificar e escalar o armazenamento de aplicações como videovigilância, CCTV, formação e presença online, streaming, imagem médica, processamento de dados sísmicos, mapeamento genómico, CAD, arquivo, virtual machine storage e backups.

Além disso, permite executar cargas de trabalho para armazenamento em bloco de ficheiros ou objetos, num único cluster, reduzindo custos de capital e operação.

A Gartner prevê que, em 2021, mais de 80% dos dados empresariais sejam armazenados em sistemas de armazenamento ‘scale-out’ em centros de dados empresariais e na cloud, um aumento de 30% face ao que se verifica atualmente.

Entre as características da solução, estão também maiores opções de hardware para clientes empresariais e de híper-escala, com suporte para ARM de 64- bit, replicação de longa distância para armazenamento em bloco, orquestração de cluster com recurso ao Salt e acesso técnico prévio ao suporte NFS Ganesha e acesso NFS a S3.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor