Suma adota solução de armazenamento de dados da NetApp

Data-Storage

A SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, empresa conhecida pela presença nas áreas de recolha de resíduos e limpeza urbana, escolheu a NetApp, para implementar uma solução de armazenamento de dados que permitisse, não só, renovar o equipamento, como também reduzir custos de manutenção e ao mesmo tempo aumentar a performance e flexibilidade de gestão do

A SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, empresa conhecida pela presença nas áreas de recolha de resíduos e limpeza urbana, escolheu a NetApp, para implementar uma solução de armazenamento de dados que permitisse, não só, renovar o equipamento, como também reduzir custos de manutenção e ao mesmo tempo aumentar a performance e flexibilidade de gestão do espaço disponível.

storage

O objectivo da SUMA era a implementação de uma solução que efectuasse a migração de 60 VMs para a nova plataforma de storage, assegurando desta forma o normal funcionamento das aplicações críticas, Microsoft Exchange, SQL e Microsoft SharePoint. Como refere João Patrão, director de sistemas de informação e telecomunicações da empresa, “a implementação da solução NetApp veio trazer claras melhorias na performance e disponibilidade dos nossos dados”.

A solução implementada foi então o FAS2240HA, com 10 TBs úteis, permitindo a interligação aos Blade Servers da Cisco através de FibreChannel. A implementação durou 5 dias úteis, num trabalho conjunto entre a Syncrea e a Arrow. O ambiente existente era composto por Windows 2003/2008, SnapMirror, SnapManager, FlexClone, MPHA para discos internos e externos, Cisco Blade Servers e Plataforma de virtualização VMware com plugin VSC.

Desta forma a implementação da Syncrea trouxe, segundo a SUMA, um aumento de performance e maior flexibilidade na gestão do armazenamento de dados, maior facilidade na gestão das máquinas virtuais, mais segurança e redundância de informação e uma taxa de disponibilização de 99,99%.

A Syncrea é uma parceira da NetApp, especialista no desenvolvimento e desenho de soluções de comunicações integradas. A SUMA é uma das principais empresas nacionais em serviços ligados ao Ambiente. Para além dos já citados recolha de resíduos e limpeza urbana dedica-se ainda à gestão e tratamento de resíduos, análises laboratoriais e educação ambiental.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor