Start-up portuguesa contesta modelo da Google

AppsMobilidadeSOSoftware

Aptoide queixa-se da posição dominante que a gigante norte-americana tem no mercado. Para a empresa portuguesa, a agregação de serviços como o Google Play, impede empresas como a Aptoide de chegar aos consumidores. “Estamos simplesmente a pedir à Comissão Europeia para restaurar uma concorrência leal no mercado, para podermos competir por mérito próprio”. Estas são

Aptoide queixa-se da posição dominante que a gigante norte-americana tem no mercado. Para a empresa portuguesa, a agregação de serviços como o Google Play, impede empresas como a Aptoide de chegar aos consumidores.

aptoide

“Estamos simplesmente a pedir à Comissão Europeia para restaurar uma concorrência leal no mercado, para podermos competir por mérito próprio”. Estas são as palavras de Álvaro Pinto, Cofundador e Chief Operating Officer da Aptoide, uma start-up portuguesa.

Nesse sentido, um dos responsáveis da empresa defende que “a Google está a alavancar o domínio nos sistemas operativos Android para telemóveis e isso está a permir-lhes controlar o mercado das App Stores”. A gigante norte-americana controla, nesse sentido, um mercado que está avaliado em quase 23 mil milhões de dólares.

Os obstáculos alegadamente criados pela Google para impedir os utilizadores de instalar App Stores de terceiros na plataforma Android também são medidas criticadas pelo negócio português. A Aptoide defende que esta forma de trabalhar “cria uma barreira à concorrência, monopolizando o mercado.

A queixa da Aptoide não é caso único. A Google tem sido alvo de várias reclamações por parte de outras empresas na Europa, em áreas como a publicidade na Internet e no mercado dos telemóveis, onde detem 84 por cento do mercado, com o sistema Android.

A start-up portuguesa Aptoide é uma das maiores App Store independentes para telemóveis Android a nível mundial. A empresa foi responsável pela criação de uma loja independente de aplicações para smartphones Android que já reconhecida a nível global.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor