Sopra vai adquirir a Steria para potenciação de serviços

Negócios

A Sopra acordou em adquirir a empresa Steria por 730 milhões de euros e transformar França no palco de uma reforma do setor das Tecnologias da Informação. Duas das empresas tecnológicas francesas mais antigas e bem estabelecidas anunciaram um acordo no qual, por uma quantia de 730 milhões de euros (cerca de mil milhões de

A Sopra acordou em adquirir a empresa Steria por 730 milhões de euros e transformar França no palco de uma reforma do setor das Tecnologias da Informação.

steria

Duas das empresas tecnológicas francesas mais antigas e bem estabelecidas anunciaram um acordo no qual, por uma quantia de 730 milhões de euros (cerca de mil milhões de dólares) a Steria passará a estar sob o domínio da Sopra.

O negócio estipula que por cada quatro ações da Steria (cada uma no valor de 22 euros) a Sopra cederá uma ação sua.

A fusão permitirá que ambas as empresas possam oferecer uma maior e mais vasta amplitude de serviços e reduzir os custos, numa altura em que esgrimam com grandes forças da indústria como a IBM e a Accenture, e ainda com concorrentes locais como a Atos e a Cap Gemini.

Emmanuel Parot, analista na parisiense Gilbert Dupon, afirma que esta é uma estratégia inteligente para empresas de médias dimensões no setor das TI, visto que lhes fornece o poder e recursos necessários para combaterem outras empresas e para manterem ativo o mercado, através de uma maior e mais dinâmica competição.

Em 2012, a Sopra adquiriu 68 por cento da sua receita em França, ao passo que, no mesmo ano, a Steria conseguiu 40 por cento dos seus lucros no mercado britânico, dois nichos de ação bastante ativos que, a acontecer a fusão das duas empresas, potenciarão o crescimento e a força da reestruturada empresa.

Assim, a combinação dos potenciais, tanto da Sopra como da Steria, resultará na germinação de um novo gigante dos serviços digitais, acumulando uma receita de 3,1 mil milhões de euros, operações em 24 países e um talento conjunto de 35 mil funcionários.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor