Sonae reforça investimento em inovação

Inovação
0 2 Sem Comentários

A Sonae anunciou que durante 2016 implementou mais de 600 projetos inovadores, com 300 parceiros em 25 países de 4 continentes, tendo investido 110 milhões de euros em investigação e desenvolvimento (I&D). Estas são algumas das conclusões do “Livro de Inovação do Retalho 2016”, o relatório da empresa que vai agora no seu oitavo ano consecutivo.

De acordo com os dados do relatório, a empresa portuguesa apoiou 652 projetos de investigação, com uma média de 169 mil euros de investimento. A empresa refere, ainda, que as  iniciativas envolveram mais de oito mil colaboradores, num total de horas equivalente a 836 colaboradores a tempo integral.

O “Livro de Inovação do Retalho 2016” apresenta uma seleção de 71 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais o Omni-channel Supply Engine & Supply Stores, novo algoritmo para suportar a gestão de pedidos tendo em conta diferentes variáveis; o PAM – Product Allocation Management, um novo algoritmo para a área comercial da SportZone; o Touchless, processo de automatização de aprovação de faturas na Sonae e o novo robot de cozinha Yammi 2. Os projetos inovadores da Sonae são avaliados numa escala “Higher, Faster, Stronger”, que identificou um top três das melhores iniciativas em cada critério, que representaram respetivamente ganhos de mais de 30 milhões de euros em vendas anuais, redução de 70% no tempo despendido e poupanças de 13 milhões de euros em custos. 

“A inovação é um valor fundamental da Sonae, estando presente na nossa missão e atuação diária. Esta prioridade tem-se refletido num forte e permanente investimento, a nível financeiro e humano, no sentido de sermos capazes de assegurar uma rápida resposta às necessidades e preferências de todos os nossos clientes. Sendo um dos pilares da nossa estratégia, a inovação encontra-se inscrita nas missões das várias unidades de negócio. Procuramos diariamente estimular a criatividade dos nossos colaboradores, os atores principais da inovação em toda a organização. Mas esta cultura d inovação extravasa cada vez mais as fronteiras da empresa, afirmando a Sonae como uma empres  de referência numa inovação aberta, intercambiante, multinacional e intercultural, com parceiros em quatro continentes. O nosso Livro de Inovação é o reflexo destes valores, dos contributos dos nossos colaboradores e da nossa abertura ao mundo, e revela as principais inovações de 2016 que vão marcar os próximos anos da Sonae”, afirmou Nuno Gama, Head of Innovation and Future Tech da Sonae.

O “Livro de Inovação no Retalho” está disponível para download aqui.

A Sonae indica que a sua aposta na inovação já totalizou um investimento acumulado de mais de 600 milhões de euros ao longo dos últimos dez anos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor