Sonae investe 150 milhões de euros em TI

EmpresasNegócios

As novas tendências tecnológicas vão permitir continuar a melhorar o serviço ao cliente e a ganhar eficiência, facilitando o dia-a-dia das pessoas e das empresas. Esta é a principal conclusão do Congresso FINCO’14 – Fórum de Informática e Comunicações das Empresas Sonae – que reuniu mais de mil participantes. As empresas Sonae preveem que o seu

As novas tendências tecnológicas vão permitir continuar a melhorar o serviço ao cliente e a ganhar eficiência, facilitando o dia-a-dia das pessoas e das empresas. Esta é a principal conclusão do Congresso FINCO’14 – Fórum de Informática e Comunicações das Empresas Sonae – que reuniu mais de mil participantes.

FINCO 2014_entrada

As empresas Sonae preveem que o seu investimento em Tecnologias de Informação em 2014 atinja os 150 milhões de euros, traduzindo a aposta estratégica na inovação e eficiência como forma de desenvolvimento dos negócios. Em comunicado, o grupo da família Azevedo admite que o investimento realizado ao longo dos anos está a permitir reforçar a liderança de mercado em Portugal, ao mesmo tempo que tem facilitado o processo de internacionalização das empresas Sonae, que estão hoje presentes em mais de 60 países em todo o mundo.

A importância crescente das tecnologias de informação e a forma como está a mudar a vida das pessoas e das empresas foi o tema do Congresso FINCO 2014, que se realizou no último trimestre do ano, no Campo Pequeno, em Lisboa. Sob o mote “IT’s Touching Lives”, reuniu especialistas, quadros de topo de empresas nacionais e internacionais, líderes de opinião, parceiros de negócios, instituições universitárias e organizações na área da tecnologia.

David Ferreira Alves, presidente do FINCO e Chief Information Officer (CIO) da Sonae, salienta: “As novas tendências tecnológicas, como Big Data, Cloud Computing, Internet of Things, Mobilidade ou Sharing Economy, vão permitir continuar a melhorar o serviço ao cliente e a ganhar eficiência, facilitando o dia-a-dia das pessoas e das empresas.”

E conclui: “Hoje, o cliente é rei e exige um nível de serviço único. Mas se formos capazes de entregar as suas expetativas, a fidelidade está garantida. Para o conseguir, as tecnologias de informação desempenham um papel essencial. Cumpre-nos a nós integrar sistemas e criar ferramentas e processos de colaboração que permitam antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes”.

O Congresso FINCO’14 contou com a presença de conceituados oradores internacionais, nomeadamente Gerd Leonhard, futurista especialista em tecnologias de informação e CEO da The Futures Agency, Chris Biggs, partner e managing diretor do The Boston Consulting Group (BCG), e Tim Cole, especialista em internet, comércio eletrónico, social web e IT security.

Entre as temáticas abordadas no FINCO, estiveram as principais tendências atuais no mundo das tecnologias de informação: Big Data, Cloud Computing, Internet of Things, Mobilidade e Sharing Economy.

De acordo com os especialistas presentes no FINCO’14: “No âmbito do Big Data, é conhecida a importância assumida pelo conhecimento obtido com a análise da informação ao dispor dos gestores, seja ele empregue para detetar e prevenir ocorrências de fraude, para otimizar processos de gestão ou mesmo para potenciar o valor de um cliente”.

A Internet of Things é uma tendência, pois “na atual ‘sociedade das coisas’ a conectividade entre todo o tipo de equipamentos será uma realidade e o desafio é interpretar estas oportunidades, utilizando as novas soluções ao dispor dos clientes”.

Mais avançada está a Mobilidade, cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas. “Trabalhar em qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer device, com acesso seguro a dados e de forma amigável é uma exigência da sociedade atual”.

A par da Conferência, o espaço acolheu também uma mostra de tecnologias de informação, onde estiveram presentes algumas das principais empresas nacionais e internacionais da área das tecnologias de informação.

O Congresso FINCO 2014 foi promovido pela Sonae, Sonae Indústria e Sonae Capital, contando com o apoio da Huawei, Microsoft, Accenture, AIG, Anubis, Bizdirect, Business To Future, Ca, Cisco, Compta, Decunify, Fujitsu, Lenovo, HP/Intel, Noesis, NOS, RetailConsult, Roff, Samsung, Saphety, Tata, WeDo Technologies, Wipro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor