Soluções web-to-print ainda não revelaram o seu verdadeiro potencial

EscritórioImpressoras

Atualmente diversas empresas de impressão profissional implementam soluções web-to-print e não tiram partido de todas as vantagens que estas oferecem a nível de negócio e de produção, revela o mais recente documento técnico patrocinado pela Ricoh Europa.

Graham Moore, diretor de Business Development da Ricoh Europa, afirma, em comunicado, que “o web-to-print é uma necessidade para as empresas de impressão de produção, mas muitos usam-no apenas como ferramenta de processamento de trabalhos, quando este tipo de solução tem muitas outras vantagens que podem dar apoio na ampliação do seu alcance, gerando novas receitas, ao mesmo tempo que contribui para ganhar novos clientes”.

No documento são explorados três aspetos da mobilidade que se aplicam a empresas de todas as dimensões e setores, com particular enfâse na forma como podem ser aplicadas a empresas de impressão profissional. O documento informa como é que as empresas podem aproveitar as tecnologias móveis para aumentar a produtividade em termos de produção e gestão da atividade, satisfação dos colaboradores, entre outros. Diz ainda o que é necessário considerar em termos de aplicações de comunicação com o cliente para que este tenha um acesso flexível, conveniente e cómodo à sua atividade a partir de qualquer dispositivo, em qualquer local, a qualquer hora, para encomendar impressões e outros produtos, verificar o estado dos trabalhos, etc. É também explicado como tirar partido da rápida adoção de tecnologias móveis para adicionar produtos e serviços ao seu portfólio que não só geram novos fluxos de receitas mas que acrescentam valor aos negócios dos seus clientes.  

Moore acrescenta, no mesmo documento, que “Hoje em dia, os clientes de um fornecedor de serviços de impressão não são assim tão diferentes de outros tipos de clientes, que esperam a conveniência de poder trabalhar a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. O processo de compra de impressões não é exceção. Requer que todas as aplicações de comunicação com o cliente tenham implementada uma estratégia de desenvolvimento orientada em primeiro lugar para o móvel, de modo a oferecer uma boa experiência ao cliente, independentemente do seu ponto de acesso”.

A implementação web-to-print tem a vantagem de processar, monitorizar e gerir trabalhos complexos via dispositivos móveis. Relativamente às empresas de impressão, os dispositivos móveis permitir-lhes-ão ser mais eficientes e ter melhor capacidade de resposta, sendo que poderão gerir remotamente esses e outros aspetos das respetivas atividades. As empresas descobrirão um valor significativo na adição de funcionalidades que tornem a impressão interativa, como o Clickable Paper, da Ricoh, pelo que avançarão cada vez mais para o mundo do móvel, tanto para processos internos como de contacto com o cliente.  Deste modo, as empresas comerciais poderão sobressair num mercado altamente competitivo. Com este serviço, os profissionais de marketing poderão igualmente beneficiar de um aumento do seu uso da impressão graças à combinação com o Clickable Paper, tornando a impressão interativa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor