Soluções Sage respondem à alteração do IVA

GestãoLegislação

Desde o passado início do mês de julho que todos os estabelecimentos que fornecem ou prestam serviços de alimentação e bebidas viram a taxa de IVA ser alterada, de resto como foi aprovado no Orçamento de Estado para 2016.

 

Com o objetivo de apoiar e facilitar o dia-a-dia dos gestores de negócios neste setor, a Sage atualizou as suas soluções para a área da restauração – Sage GesRest II e Sage Retail, disponibilizou um conversor que permitiu fazer face às alterações no regime de IVA que entraram em vigor no início do mês de julho.

A taxa de IVA varia de acordo com as formas de fornecimento de alimentos e bebidas e as mudanças agrupam-se da seguinte forma: serviço de restauração e catering; takeaway, drive-in ou outras formas de fornecimento de refeições prontas a consumir e ainda serviço de alojamento com alimentação e bebidas incluídos.

Em comunicado de imprensa, a empresa explica que as soluções Sage para a área da restauração – das quais se destaca a solução Sage GesRest II – permitem selecionar os artigos onde ocorreram as alterações, definir se se mantêm ou alteram o PVP com a mudança da taxa de IVA e criar diferentes taxas de IVA por zona de serviço, por exemplo takeaway ou restauração. A utilização das “opções menu” também muda com esta alteração legal, passando a existir a possibilidade de utilizar menus com diferentes taxas de IVA.

Segundo Ana Ribeiro, diretora na Sage, salientou a preocupação da empresa em facilitar aos clientes estas mudanças legislativas que têm grande impacto nas suas atividades do dia-a-dia. “Demos-lhes a possibilidade de preparar as alterações de forma antecipada, permitindo que todo o sistema estivesse operacional antes da entrada em vigor das novas taxas, cumprindo atempadamente a legislação em vigor”.

 


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor