Soluções da IBM para fomentar competitividade empresarial

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A International Business Machines realizou no início do dia de hoje em Lisboa a Conferência IBM BusinessConnect 2014, que se constitui como o seu principal evento anual sobre soluções tecnológicas. No evento, presenciado por mais de 200 participantes, entre clientes, parceiros, líderes dos setores empresarial e de Tecnologias de Informação, foram analisados os contributos de

A International Business Machines realizou no início do dia de hoje em Lisboa a Conferência IBM BusinessConnect 2014, que se constitui como o seu principal evento anual sobre soluções tecnológicas.

Business_Connect_2014

No evento, presenciado por mais de 200 participantes, entre clientes, parceiros, líderes dos setores empresarial e de Tecnologias de Informação, foram analisados os contributos de propensões tecnológicas como o cloud, a mobilidade, o analytics e o social business, para a competitividade dos vários mercados emergentes e que fomentam a diluição das fronteiras entre a esfera da dimensão física e da dimensão digital.

António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal, asseverou que “a tecnologia deixou de ser apenas um fator de eficiência para passar a ser sobretudo um facilitador da experiência com o cliente e um fator de criatividade e inovação disruptiva, desempenhando cada vez mais um papel fundamental na transformação dos processos de negócio das empresas”.

Por sua vez, Diego Segre, vice-presidente da divisão de software da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel, avançou que o software mune as empresas das ferramentas necessárias para melhor competirem nos mercados globais e tirar partido de oportunidades que possam surgir, e acrescentou que a tecnologia de programas informáticos é o fundamento da mudança criativa. O executivo disse ainda que os ecossistemas tecnológicos das empresas impactam todos os seus segmentos sem exceção, pois estes criam novos modelos de negócio, reformam as relações com os clientes, incitam a co-liderança, maximizam os processos operativos e dotam todos os produtos e serviços do fator “inovação”.

A estratégia metamórfica atualmente aplicada pela IBM está alicerçada em três pilares tecnológicos: data, cloud e systems of engagement. Este trio torna possível a potenciação das três principais áreas de desenvolvimento da empresa.

“Extrair conhecimento dos dados contribui para a transformação dos setores, a nova era da Cloud vai redefinir o modelo TI das empresas e soluções de social business, mobilidade e analítica estão a mudar a forma como respondemos ao cliente-indíviduo em todos os canais de interação”, explicou Ricardo Martinho, diretor da divisão de software da IBM Portugal.

No decorrer da conferência, o diretor informático da Victoria Seguros, João Borbinha, divulgou a sua experiência relativamente à aplicação de uma solução digital apoiada pelas tecnologias da IBM, acrescentando que as ferramentas disponibilizadas pela empresa liderada pela CEO Ginni Rometty diferenciam-se, principalmente, pela sua capacidade de implementação que torna mais fácil e mais eficientes todos os processos de manutenção.

O cliente está, então, no centro de todo o negócio, independentemente do canal através do qual adquire ou usufrui dos produtos e serviços da empresa. O império das redes sociais e das demais plataformas do universo digital estão a reconfigurar as relações empresa-consumidor e a esbater significativamente as fronteiras entre o mundo digital e o material.


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