Solução SAN da NetApp potencia data warehouse recordista

Data-Storage

A NetApp teve um papel fundamental no estabelecimento do Recorde Mundial para o maior Data Warehouse com mais de 12 petabytes (PB) de dados armazenados, atribuído pelo Guinness World Records, através do recurso à sua solução SAN (Storage Area Network). Para pôr este recorde à prova foi necessário criar um ambiente de data warehouse que

A NetApp teve um papel fundamental no estabelecimento do Recorde Mundial para o maior Data Warehouse com mais de 12 petabytes (PB) de dados armazenados, atribuído pelo Guinness World Records, através do recurso à sua solução SAN (Storage Area Network).

data center

Para pôr este recorde à prova foi necessário criar um ambiente de data warehouse que possibilitasse a gestão de três PB de dados durante quatro dias consecutivos. Assim, os sistemas de armazenamento NetApp E5460, parte integrante da linha de produtos NetApp E-Series, foram escolhidos como a plataforma de armazenamento deste data warehouse.

Portanto, a escolha recaiu na E-Series, graças à sua habilidade para lidar com grandes volumes de dados, requisitos de taxa de tranferência, bem como a sua velocidade de carregamento estimada em 34.3TB por hora. Foram implementados, para este teste, vinte storage arrays E-Series E5460 com dual controllers, dual 8 Gbps de fibra óptica em cada um e dez expansões de disco.

No total, foram utilizados 1,8 mil SATA drives de três TB, equivalentes a 5,4 mil TB de pura capacidade de armazenamento. Os Dynamic Disk Pools (DDP) permitiram uma forte proteção de dados e uma gestão facilitada, resultando desta forma numa taxa de rendimento extremamente elevada.

Pese embora a importância que quebrar um recorde mundial tem, manter-se à frente do pelotão no mercado de Big Data é também um passo fundamental – estima-se um crescimento do Big Data nos próximos cinco anos. Segundo dados apurados pela MarketsandMarkets, este desenvolvimento terá uma taxa composta de crescimento anual estimada em cerca de 25 por cento de 2013 a 2018, alcançando os 35,78 mil milhões de euros em 2018.

O estudo Big Data Market By Types (Hardware; Software; Services; BDaaS – HaaS; Analytics; Visualization as Service); By Software (Hadoop, Big Data Analytics and Databases, System Software (IMDB, IMC): Worldwide Forecasts & Analysis (2013 – 2018) sublinha ainda a necessidade constante que as empresas têm no sentido de fazer um upgrade aos seus processos, bem como a necessidade de aprimorar o desempenho e a eficiência na análise dos dados de Big Data como uma das principais forças de crescimento deste mercado.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor