Solução IoT da IBM vai personalizar os transportes públicos de Braga

CloudInovaçãoMobilidade

Os TUB (Transportes Urbanos de Braga) estabeleceram um parceria com a tecnológica para fornecer serviços personalizados aos utilizadores com base na plataforma IBM Watson IoT, com vista a melhorar a satisfação de quem utiliza os transportes públicos da cidade.

Os TUB transportam mais de 11 milhões de passageiros por ano, numa das cidades mais jovens da Europa, e queriam integrar os dados provenientes de vários sistemas de informação e comunicação para assegurar uma melhor manutenção e operação do sistema, evitando interrupções e atrasos nos serviços.

Agora, ao utilizar a plataforma IBM Intelligent Operations Center (IOC) juntamente com recursos da plataforma IBM Watson IoT na Cloud IBM, a empresa municipal consegue reunir enormes quantidades de dados de diferentes fontes, incluindo mapas de localização geográfica, clima e meio ambiente, internet, emissão de bilhetes e telemetria dos veículos, para melhorar o transporte público da cidade e a experiência individual dos passageiros.

A solução IBM IOC ajuda as cidades a integrar dados de vários sistemas permitindo ter uma visibilidade geral sobre todas as operações da cidade através da visualização de dados, colaboração em tempo real e analítica avançada para ajudar as várias entidades da cidade a estarem preparados e a gerir incidentes, planear áreas de crescimento e coordenar e gerir esforços de resposta.

Alinhada com a transformação de cidade inteligente que Braga tem vindo a alimentar, o projeto irá inclui cerca de 120 autocarros públicos conectados à rede da cidade, fornecendo dados críticos que serão recolhidos e analisados em tempo real à medida que os passageiros viajam.

A solução inclui vários componentes inovadores tais como geolocalização do autocarro integrada com o IBM IOC e a IBM IoT, integração com a telemetria do veículoWireless Access Point, que também pode ser utilizada para a manutenção e sistemas de bilhética, Be mobile App, que irá integrar a  aplicação TUB Mobile, e sensores ambientais medir o CO2 dentro e fora do autocarro.

Ao dispor de dados em tempo real sobre os veículos, os TUB terão acesso a dados que permitirão, por exemplo, enviar alertas para a manutenção necessária do autocarro, ajudando a melhorar as operações da rede de transporte, reduzir o tempo de espera dos passageiros ou entender melhor os comportamentos do motorista ou o consumo de combustível, entre outros.

“Ao trabalhar em conjunto com a IBM, os nossos passageiros vão agora ter acesso a uma grande variedade de serviços personalizados a bordo, incluindo acesso a Wi-Fi gratuito, informações da cidade, como museus ou restaurantes, alertas meteorológicos e também saber a localização exata de um determinado autocarro para reduzir o tempo de espera. Esta solução de IoT irá melhorar a experiência geral do cidadão de Braga para um novo nível de conforto e conveniência”, afirmou Baptista da Costa, Administrador dos TUB.

“Com esta parceria, a IBM e os TUB estão a projetar o futuro acelerando a transformação de Braga numa cidade mais inteligente tirando partido das novas tecnologias emergentes como as soluções cognitivas, a IoT e a cloud”, disse António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.

“O nosso país reúne condições únicas para estar na linha da frente da transformação digital. É essencial continuar a investir em novas competências e talentos e promover a marca Portugal como país de inovação tecnológica e com investigação científica aplicada. Desta forma, conseguiremos atrair mais investimento, talento e reforçar assim a rede de centros nearshore de valor acrescentado e de investigação”, finalizou o executivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor