SkyTran vai construir “estradas flutuantes” em Israel

Mobilidade

A empresa californiana skyTran, criadora de um sistema de transporte de alta-velocidade que recorre a tecnologia vanguardista de levitação magnética, uniu forças com a Israel Aerospace Industries para a construção de uma rede de transportação elevada, que intenta resolver os problemas de congestionamento de trânsito que afligem a movimentada e grandemente populada cidade de Tel

A empresa californiana skyTran, criadora de um sistema de transporte de alta-velocidade que recorre a tecnologia vanguardista de levitação magnética, uniu forças com a Israel Aerospace Industries para a construção de uma rede de transportação elevada, que intenta resolver os problemas de congestionamento de trânsito que afligem a movimentada e grandemente populada cidade de Tel Aviv.

SkyTran

O projeto-piloto consistirá num circuito de 400 ou 500 metros, cujos trilhos electromagnéticos transportarão, a grandes velocidades, pequenos e super-leves veículos suspensos por tecnologia de levitação magnética com capacidade para dois tripulantes.

Numa primeira fase, o sistema de demonstração tecnológica (TDS), que permitirá verificar e ajustar todas as variáveis num ambiente seguro e controlado antes de ser reproduzido noutros locais, os pequenos veículos aerodinamicamente futuristas não circularão a mais de 70 quilómetros por hora. Contudo, deverão atingir os 240 km/h em circuitos públicos, de acordo com Jerry Sanders, diretor executivo da skyTran.

Tel Aviv é uma cidade gravemente afligida por perturbações rodoviárias, visto que não dispõe de um metropolitano e onde a maioria das pessoas desloca-se via automóvel, pelo que o sistema da skyTran será a solução indicada para estas problemas.

O TDS deverá estar finalizado no final do próximo ano.

Quem viu o filme Total Recall com o Colin Farrell e com a Kate Beckinsale certamente lembrar-se-á dos veículos eletromagneticamente suspensos. Digamos que, basicamente, o conceito das redes da skyTran não deverá estar muito longe dessa ficção…que não tardará a ser realidade.

Desta forma, os passageiros poderão requisitar um dos veículos através do seu smartphone e pedir que ele se encontre com eles numa das várias estações localizadas por toda a cidade, e serão levados diretamente para o destino escolhido. O tempo de viagem será verdadeiramente reduzido.

Sanders assegura que este sistema equivalerá a três autoestradas em termos de poder de escoamento do trânsito.

A skyTran declarou que objetiva revolucionar a indústria dos transportes como nós agora a conhecemos, mitigando os congestionamentos e os níveis de poluição nas zonas urbanas.

A skyTran tem vários projetos em todo o mundo para a construção destes novos modelos de transporte público. Contudo, estão pendentes do sucesso do TDS no campus corporativo da IAI em Israel.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor