Sites mobile portugueses são dos mais lentos a carregar

Mobilidade

A Google analisou o tempo médio de carregamento dos websites mobile na Europa e o nosso país é um dos mais lentos com 10,2 segundos. Em Portugal, o sector do entretenimento e media apresenta o melhor desempenho sendo o Governo e Educação o pior.

O  estudo do Google analisou 17 países europeus e de 11 indústrias diferentes e revela que, apesar de mais de 50% do tráfego ser actualmente mobile, os negócios não estão preparados para esta mudança.

De acordo com a informação do Google Data, o tempo médio de carregamento dos websites mobile na Europa é de cerca de 9,124 segundos, ou seja, muito longe das melhores práticas dos 3 segundos. É que, de acordo com a empresa, quando  quando se coloca um utilizador de mobile à espera entre 1 e 5 segundos a mais dessa marca, a probabilidade de saída é de 90%. 

A Alemanha revela o melhor desempenho com um tempo médio de 8,1 segundos enquanto que Portugal ocupa a 16ª posição, em que só a Turquia fica atrás. O tempo médio de carregamento de um site mobile no nosso país é de 10,2 segundos.

data4_country_PT

A nível do tipo de setor, os resultados globais revelam que os sites mais rápidos são os de classificados, com um tempo médio de carregamento de 8,14 segundos, seguido dos sites de Finanças, com 8,2 segundos. Entre os mais lentos estão os sites de retalho e do setor automóvel, com 10,3 segundos.

Quando se olha para os sites por segmento em Portugal, os com melhor desempenho são entretenimento e media e os classificados, com 7,5 segundos e 8,8 segundos, respetivamente.  De acordo com estudo, as piores prestações são dos sites ligados ao Governo e educação, com 12,8 segundos, sector automóvel, com 12 segundos, e retalho com 10,8 segundos. E nem a tecnologia se safa com os sites desse segmento a demorarem 10,4 segundos a carregar.

 

data3_industry_PT

“Os resultados deste estudo deverão ser olhados com atenção. Atendendo que quase um em cada três compras on-line decorrem hoje no mobile é fácil ver que existem imensos motivos para melhorar a velocidade do mobile e imensas oportunidades para aproveitar e capitalizar”, explica, em comunicado, Frederico Costa, Head of Agencies Google Portugal.

Para conhecer o desempenho de um website mobile, o Google disponibiliza uma ferramenta gratuita, o Test My Site, que permite obter um relatório com várias informações relevantes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor