Sites da BBC atacados por hackers

Negócios
0 13 Sem Comentários

Todos os sites da BBC estiveram em baixo durante várias horas esta quinta-feira, em resultado de um ataque de larga escala via DDoS – ataque distribuído de negação de serviço. Os cibernautas que tentavam aceder a qualquer dos sites do grupo britânico viam apenas uma mensagem de “erro interno.”

A cadeia de televisão usou a sua conta no Twitter para dizer que tinha noção do que se estava a passar e de que se tratava de um problema técnico, o qual estava a trabalhar para resolver. Na altura não foi referido qualquer ataque por hackers. Além dos sites, também o serviço iPlayer e a aplicação iPlayer Radio tiveram problemas e não estavam a funcionar normalmente.

O ataque deitou os serviços da BBC abaixo durante mais de três horas, e mesmo quando estes foram restaurados mantiveram-se problemas (por exemplo, páginas que demoravam mais que o normal a carregar). A cadeia acabou por emitir um comunicado informando que os serviços estavam de volta e pedindo desculpa “por qualquer inconveniência” causada aos cibernautas.

Uma notícia online da própria marca refere que a casa-mãe ainda não fez qualquer comunicação oficial atribuindo o problema a um ataque distribuído de negação de serviço, apesar de tal ser afirmado na peça. O DDoS é um método de ataque comum, que funciona quando um site é bombardeado com mais tráfego que o que é possível suster. Há ainda referência às redes sociais, onde muitos utilizadores reclamaram com a cadeia pelo tempo anormal que levou a corrigir um “problema técnico.”

Neste momento não há indicação sobre a origem do ataque, mas a BBC lembra que não foi a primeira vez que os seus sites estiveram em baixo. Em julho de 2014, o problema foi mais grave; o iPlayer e vários sites associados sofreram um apagão durante quase um fim de semana inteiro, devido a “problemas” numa base de dados.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor