Site do Portal das Finanças alvo de phishing

ProjetosSegurançaSetor Público

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta relativamente ao renovado site do Portal das Finanças que está a distribuir uma mensagem falsa a alguns utilizadores. É recomendado que a quem apareça esta mensagem, ignore o conteúdo da mesma e reforce os seus sistemas de segurança. O site do Portal das Finanças sofreu uma remodelação

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu um alerta relativamente ao renovado site do Portal das Finanças que está a distribuir uma mensagem falsa a alguns utilizadores. É recomendado que a quem apareça esta mensagem, ignore o conteúdo da mesma e reforce os seus sistemas de segurança.

383821

O site do Portal das Finanças sofreu uma remodelação estética e funcional, recentemente, mas as mudanças não foram só positivas, estando a ser relatados casos de tentativa de fraude ocorridos através da nova página. A Autoridade Tributária e Aduaneira teve conhecimento de que o site estaria a ser alvo de phishing e emitiu um comunicado onde faz algumas recomendações.

As mensagens fraudulentas aparecem a apenas alguns utilizadores podendo, por isso, passar despercebidas à maioria dos cidadãos que utilize o Portal das Finanças. No entanto, para aqueles que visualizem esta mensagem, são recomendados alguns cuidados. Caso surja uma janela que peça o número de cartão de cidadão, um código de segurança e uma data de validade, assegurando que tais informações se destinam à segurança do utilizador, a mensagem deve ser de imediato ignorada.

Apesar de parecer legítima, trata-se de uma mensagem fraudulenta com o único objetivo de “convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal”, como explica a Autoridade Tributária, acrescentando que a janela “é gerada por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores.”

Entre as recomendações apontadas, encontram-se a verificação da validade do antivírus e a realização de um scanner ao computador para que ficheiros, programas ou extensões problemáticas possam ser eliminadas. O utilizador é também aconselhado a suspeitar de links e ficheiros enviados por e-mail, a confirmar sempre junto da fonte caso sejam pedidos dados pessoais e a não responder aos pedidos, em caso de dúvida.

É também recomendado que não sejam divulgadas as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor