Novos sistemas inteligentes para agricultura

Negócios

Projeto promovido pela Portugal Telecom Inovação e pela Universidade de Aveiro promete trazer grandes benefícios para a agricultura. O sistema consegue integrar e articular dados a partir de sensores que medem vários parâmetros, o que possibilita atuar automaticamente, já que trabalha desde uma plataforma de comunicações “máquina-máquina”. O sistema agrícola envolve a articulação de uma

Projeto promovido pela Portugal Telecom Inovação e pela Universidade de Aveiro promete trazer grandes benefícios para a agricultura. O sistema consegue integrar e articular dados a partir de sensores que medem vários parâmetros, o que possibilita atuar automaticamente, já que trabalha desde uma plataforma de comunicações “máquina-máquina”.

DSC_0400-930x636O sistema agrícola envolve a articulação de uma rede de sensores wireless a uma estufa hortícola, o que permite a monitorização de parâmetros relacionados com os diferentes processos de cultivos e crescimento das plantas, para conseguir a otimização do processo de cultivo e a automação de diversas tarefas na estufa.

Da mesma forma, o sistema íntegra um serviço de alerta de operações, o que anunciará ao utilizador se algum valor está fora do normal, permitindo-lhe identificar o problema e dar uma solução rápida. A monitorização das estufas pode não só ser realizada localmente; este sistema permite a mobilidade do utilizador, sem perder de vista o progresso do cultivo.

Apesar de que o protótipo pertence ao Instituto de Telecomunicações da UA, as experiências estão a decorrer na estufa de propagação vegetal da Escola Superior Agrária de Coimbra, mas com a colaboração de alunos, docentes e investigadores da instituição criadora.

O protótipo é constituído por sete unidades. Cada uma conta com oito sensores específicos, que controlam a temperatura e humidade, presentes no ar e no solo. Também medem o nível de radiação solar e a humidade ao nível das folhas e quantidade de CO2.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor