Siemens distinguida por projeto de eficiência energética

Negócios
0 12 Sem Comentários

A divisão Building Technologies da Siemens foi distinguida com o prémio European Energy Service 2015, na categoria “Projetos”, pela implementação de Contratos de Desempenho Energético na cidade de Sosnowiec, na Polónia.

Este projeto visava os sistemas de aquecimento e a gestão de energia de 87 escolas e jardins de infância públicos nesta cidade industrial, localizada na região da Silésia. A empresa explicou, em comunicado, que em apenas 10 meses procedeu-se a uma profunda renovação e modernização de todos os sistemas de aquecimento e de iluminação dos respetivos edifícios. Adicionalmente foi instalado o sistema de monitorização de energia – Advantage Navigator – que permite a monitorização remota dos consumos de energia.

“Este sistema permite que os utilizadores consigam verificar remotamente a temperatura de cada sala de aula e regulá-la para o valor pretendido”, diz a empresa.

“Anteriormente, a temperatura nas salas de aula era tão alta que os alunos tinham dificuldades em concentrar-se. Graças ao novo sistema de aquecimento e à monitorização contínua dos consumos de energia, estamos agora em condições de proporcionar aos alunos um ambiente de estudo adequado,” explicou no mesmo comunicado Marek Tobiacelli da Siemens.

Simultaneamente, e face à situação inicial, a Siemens garante ter obtido uma redução dos custos de aquecimento e de iluminação em cerca de 30% e 20% respectivamente. Garantiu ainda a redução das emissões de CO2 em 5.220 toneladas métricas por ano. Estas medidas estão a ser financiadas através de um Contrato de Desempenho Energético assinado com a Siemens.

“Isto significa que os investimentos iniciais da cidade de Sosnowiec, no valor de aproximadamente 4 milhões de euros, serão recuperados através das economias garantidas para o período contratual que é de 10 anos. O financiamento intercalar é disponibilizado pela Siemens“.

O Prémio European Energy Service (EESA) faz parte da European Energy Service Initiative que estabeleceu as Metas de Poupança Energética da União Europeia para 2020 (EESI 2020). Esta iniciativa visa promover a utilização de Contratos de Desempenho Energético para toda a Europa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor