Showroomprive abre candidaturas para prémios em moda ‘weareable’

EmpresasInovaçãoWearable

Os empreendedores portugueses do sector tecnológico e têxtil poderão candidatar-se até 10 de janeiro para a primeira edição dos Prémios WeAreAble da empresa francesa. As distinções serão entregues em Paris durante a “Semana da Inovação em Moda WeAreAble”, de 9 a 14 de fevereiro de 2016.

Segundo a Showroomprive, um portal de comércio online de moda com descontos, o objetivo destes prémios é “reconhecer e potenciar o desenvolvimento de quatro projetos criados por empreendedores ou startups relacionados com o sector tecnológico e têxtil.” A empresa tem 1,1 milhões de utilizadores em Portugal e registou vendas de 15 milhões de euros no mercado nacional em 2014, tendo recebido o Prémio ACEPI Navegantes XXI para “Melhor Site eCommerce B2C.”

As categorias dos prémios WeAreAble (um jogo de letras entre Wearable e “we are able”, somos capazes) são as seguintes: Moda, Experiência, Relação e Especial. No final, um projeto receberá o Grand Prix, para distinguir o “mais disruptivo e inovador no seu conjunto.” O mote do evento é “quando tecnologias inventivas redesenham o futuro da moda.”

O prémio Moda distinguirá por isso projeto com maior potencial para reinventar a função original da moda; o de Experiência vai premiar a capacidade para transformar e prolongar a experiência de compra e/ou venda; o de Relação será para o empreendedor ou startup que seja capaz de criar novas emoções ou relações entre a marca e o cliente; e o Especial irá para o candidato capaz de surpreender, assombrar e inovar no seu posicionamento e conceito. 

Além da entrega dos prémios, a Semana da Inovação em Moda WeAreAble, que é organizada pela Showroomprive, mostrará a evolução da moda ao longo da história, com destaque para o papel das novas tecnologias na criação, produção e venda de moda. O evento vai decorrer na Gaite Lyrique, o centro de arte e de música moderna de Paris inaugurado há cinco anos, e destacará ainda a reinvenção permanente das ferramentas que intervêm nos processos de desenho, distribuição e consumo de moda. 

Outra porção interessante da Semana da Inovação é a Exposição sobre a Moda do Futuro, que vai apresentar tecidos com capacidade de expressão, roupas amigas do meio ambiente e outros produtos de investigação no sector.

Haverá ainda workshops divididos em três áreas – MeetUps, para o intercâmbio de desafios económicos da moda e do retalho, Talks, com oradores relevantes do sector da moda e Ateliers, focados na criação em espaços formativos e colaborativos.

As candidaturas portuguesas podem ser feitas no site dos prémios (disponível em inglês e francês).


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor