Serviços financeiros móveis vão disparar nos mercados emergentes

e-Marketinge-PaymentInovaçãoMobilidadeOperadoresRedes
0 0 Sem Comentários

O valor transacional dos serviços financeiros móveis nos mercados emergentes mais que duplicará em até 2021, passando de 198 mil milhões de dólares este ano para perto de 500 mil milhões dentro de cinco anos. São previsões incluídas num novo estudo da Juniper Research.

De acordo com o estudo, “Mobile Financial Services in Emerging Markets: Money Transfer, Loans, Savings & Insurance 2016-2021“, estes serviços financeiros móveis irão incluir transferências domésticas, depósitos sobre empréstimos, seguros e contas-poupança.

O estudo argumenta que as operadoras conseguiram reduzir significativamente os níveis de índice de cancelamento de clientes (churn) através da introdução de ofertas de seguros. A Juniper cita o exemplo do esquema de seguro de vida da Telenor Suraksha na Índia, que já conquistou quase 50% dos seus 45 milhões de clientes desde o lançamento. Como?

“O modelo subjacente ao esquema Surakhsa – requerer que os consumidores recarreguem mensalmente para receberem a cobertura do seguro – deve ser replicado”, argumenta a autora da pesquisa, Lauren Foye. “Permite às operadoras manterem níveis médios de receitas dentro dos ambientes de baixos rendimentos, pré-pagos, e permite aos consumidores receberem os benefícios da cobertura de micro-seguros.”

Todavia, o estudo  avisa que um grande desafio é o desenho dos produtos de serviços financeiros que encaixem bem nos mercados individuais. Por exemplo, vários serviços móveis implementados em mercados como Índia, Filipinas e Nigéria tiveram pouco sucesso porque os produtos não estavam adaptados ao mercado-alvo.

A região da Ásia-Pacífico é aquela que tem maior potencial para futuros lançamentos, apesar de apresentar deficiências de cobertura devido à complexidade dos reguladores nacionais. A Juniper Research sublinha que as atitudes estão a mudar e que as crenças culturais que impuseram restrições no passado estão a desvanecer-se. Isto reflete-se nalguns produtos especializados que estão a ser lançados para endereçar os requisitos religiosos das populações, tais como o Achuwat no Paquistão (fornece empréstimos sem juros para cumprir a lei Sharia).

A Juniper Research disponibiliza o whitepaper “Microfinance with Macro Potential 2016-2017” para descarga no seu site.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor