Schneider leva Big Data e IoT aos data centers

Big DataCloudData CenterData-Storage

A empresa anuncia o lançamento do EcoStruxure IT, a primeira solução de gestão de centros de dados como uma arquitetura de serviços. O DCIM de próxima geração, baseado na cloud, ajuda os clientes a otimizar o desempenho de infraestrutura e a mitigar os riscos.

De acordo com a Schneider Electric, o EcoStruxure IT vem revolucionar o DCIM ao disponibilizar uma arquitetura baseada na cloud, desenvolvida para ambientes híbridos de TI e Centros de Dados. A arquitetura possibilita um novo padrão para informações pró-ativas em equipamentos críticos que capaz de fornecer recomendações em tempo real para melhorar a disponibilidade.

Os principais benefícios incluem visibilidade global no ecossistema híbrido a partir de qualquer local; informação sobre dispositivos, alarmes inteligentes e monitorização através de recolha de dados em sistema aberto, a partir de todos os dispositivos independentemente do fornecedor; previsão de potenciais riscos ao impulsionar indicadores e análises globais no conjunto de dados do EcoStruxure; facilidade de implementação através de um modelo de subscrição conveniente para ambientes de qualquer dimensão e monitorização remota 24 horas por dia, 7 dias por semana com o Schneider Electric Service Bureau. 

“A crescente complexidade e diversidade de ambientes de Centros de Dados críticos em conjunto com orçamentos e recursos humanos mais limitados criaram um desafio de gestão aos profissionais de Centros de Dados. O primeiro passo para ultrapassar este desafio é através de uma estratégia de gestão pela cloud. O EcoStruxure IT faculta informação e acesso global a ambientes de Centros de Dados a partir de qualquer local, em qualquer momento e em qualquer dispositivo,” afirma, em comunicado, Dave Johnson, Executive Vice-President , IT Division da Schneider Electric.

“Levar este nível de visibilidade e acesso aos clientes vai permitir-lhes referenciar todo o ecossistema de TI enquanto disponibiliza análises de tendências, manutenção inteligente e mais, tudo ao mesmo tempo, o que reduz riscos e aumenta a eficiência”, acrescenta o executivo.

O EcoStruxure IT é a mais recente adição ao EcoStruxure da Schneider Electric, permitindo integrações de terceiros numa plataforma aberta IoT que disponibiliza soluções end-to-end . A solução tem duas funcionalidades principais. São elas:

  • EcoStruxure IT Expert – possibilita uma visibilidade do ambiente híbrido a partir de qualquer local através de acesso direto por computador ou smartphone com a aplicação Mobile Insights. Gestores de Centros de Dados e de TI podem referenciar o desempenho em comparação com o seu próprio sistema ou sistemas da indústria para análise de tendências, manutenção e previsão de falhas, comparações de eficiência entre outros fatores.
  • EcoStruxure IT Advisor – colmata a necessidade para maior otimização do sistema e gestão de inventário para utilizadores empresariais e de colocation. Tal permite maior controlo, planeamento e previsão em todos os locais – no interior e exterior das instalações. Equipamento com falhas poderá ser localizado e o problema resolvido, reduzindo tempo de reparação, com apoio do Service Bureau, serviço de monitorização remota 24 horas por dia, 7 dias por semana da Schneider Electric. 

Como parte do lançamento, a solução  foi testada nos EUA, referenciando ambientes TI com mais de 500 clientes, 1000 Centros de Dados, 60.000 dispositivos e 2 milhões de sensores, com resultados que demonstram, segundo a Schneider, a importância de uma gestão de data centers baseada na cloud.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor