Schneider lança upgrade do Xenta 121

EmpresasInovaçãoSoftware

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, anunciou ontem, dez de maio, o lançamento do TAC Xenta™122-FC Flexible Controller (Xenta 122), a sua nova aposta para o setor de controladores. Esta nova ferramenta foi concebida para gerir o funcionamento de ventilo-convectores, bombas de calor, sistemas de tetos arrefecidos e aplicações similares.

A sua programação permite uma utilização em diferentes escalas de aquecimento, refrigeração e controlo da ventilação, podendo ser configurado para usar uma variedade de atuadores de válvulas. A bomba de calor pode ser configurada para funcionar com um máximo de três compressores e lida com válvulas de inversão e isolamento. O Xenta 122 pode incluir, ainda, um estádio de aquecimento secundário, por exemplo, um permutador elétrico ou um permutador a gás.

Fernando Ferreira, Ecobuildings Manager da Schneider Electric, considera que “a função Modos de Exceção é um dos grandes destaques do novo controlador, pois permite que os integradores de sistemas atendam facilmente a uma variedade de requisitos do cliente. Esta função permite pré-configurar diferentes modos que visam substituir o controlo normal, no caso de um evento específico. Estes incluem, por exemplo, a regulação da temperatura ambiente, da água ou do ar exterior, bem como de sensores de CO2, humidade relativa e ocupação”.

É fácil configurar as sequências de aquecimento e arrefecimento, basta escolher o número de estágios ou o tipo de saída das listas suspensas. Os pontos de ativação e a limitação dos sinais de saída são ajustados facilmente e intuitivamente. Dos vários atuadores suportados por esta função, o destaque vai para o ponto de ativação configurado pelo utilizador, com dois e três estágios e histerese para um funcionamento suave, 3P (aumento/diminuição), PWM configurável, e, analógico 0-10 V.

A nova ferramenta da energética fornece também um economizador através do sistema de amortecimento de ar externo. Este controlador ajuda a melhorar o clima interior e a garantir, em simultâneo, maior eficiência energética.

O Xenta 122 é uma evolução do Xenta 121, projetado com objetivo de alcançar ainda maior precisão, havendo assim compatibilidade entre os dispositivos: as configurações do Xenta 121 podem ser usadas no Xenta 122.

Entre as várias especificações contam-se as seguintes: as sequências para aquecimento e arrefecimento podem ser configuradas em detalhe. Poderão ser utilizados atuadores LonWorks, através de variáveis ​​de rede padrão LonWorks (SNVTs). Esta configuração garante um controlo de temperatura eficiente e preciso; é utilizado preferencialmente na plataforma de Gestão Técnica EcoStruxure Buildings, Software StruxureWare™ Building Operation v1.9.1 da Schneider Electric, ou superior. Também podem integrar o sistema TAC Vista™ ou qualquer outro sistema LON; e está certificado de acordo com o eu.bac Individual Zone Control para ventiladores e sistemas de tetos arrefecidos, por garantir melhor precisão no funcionamento e assegurar maior eficiência energética.

Destacam-se como principais características do TAC Xenta™122-FC Flexible Controller, o facto de ter uma válvula comum ou duas válvulas separadas, para aquecimento e arrefecimento; os estágios de aquecimento e arrefecimento serem definidos pelo utilizador; ter válvulas de inversão e isolamento integradas no controlador da bomba de calor; ventilador programável, 24 VAC ou 230 VAC, e, os modos de Exceção facilmente configuráveis pelo utilizador.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor