Schneider Electric integra StruxureWare com ITSM da HP

Data-StorageInovaçãoTecnologia Verde

A Schneider Electric anunciou na HP Discover que a integração da sua solução de Gestão da Infraestrutura de Centro de Dados (DCIM) – o StruxureWare for Data Centers – com o Universal Configuration Management Database (UCMDB) da HP se encontra concluída. Esta integração, além de visar permitir uma comunicação acrescida entre a Gestão de Serviços

A Schneider Electric anunciou na HP Discover que a integração da sua solução de Gestão da Infraestrutura de Centro de Dados (DCIM) – o StruxureWare for Data Centers – com o Universal Configuration Management Database (UCMDB) da HP se encontra concluída. Esta integração, além de visar permitir uma comunicação acrescida entre a Gestão de Serviços de TI (ITSM) e as plataformas de DCIM, pretende proporcionar igualmente aos operadores de Centros de Dados uma gestão mais coesa dos seus equipamentos de TI.

Server room

Tipicamente, as plataformas de DCIM e ITSM operam isoladamente uma da outra, com os gestores de Centros de Dados a utilizar equipas e recursos diferentes para gerir as mudanças dentro e entre cada domínio, o que aumenta a possibilidade de conflito de recursos, que, por sua vez, consomem tempo e dinheiro. A integração do StruxureWare for Data Centers da Schneider Electric com o UCMDB da HP visa colmatar essa lacuna e permitir a comunicação e reconciliação dos dados dos equipamentos de TI entre as plataformas DCIM e ITSM.

Este facto pretende permitir aos gestores de data centers a gestão dos serviços de TI e da infraestrutura física de forma holística e integrada. O acesso ao ‘Single Instance of Truth’ da HP quer fornecer uma visibilidade melhorada no que toca ao desempenho e ciclo de vida dos equipamentos de TI – com base na garantia, aluguer ou outro parâmetro de ownership – por todas as plataformas de gestão da HP, ao passo que os relatórios relativos a equipamentos de TI inter-plataformas ou a alterações alertam também os operadores de Centros de Dados para conflitos entre os equipamentos, tais como as limitações da própria infraestrutura ou violações de políticas de serviço.

Por outro lado, a ligação entre os serviços de TI e os processos associados aos equipamentos físicos, bem como a requisitos de potência e arrefecimento, permite aos operadores de data centers a associação direta entre TI e consumo de energia. Além disso, é possível efetuar uma medição da equivalência carga-watts, o que facilita o cálculo aproximado do verdadeiro custo das operações para serviços destinados ao utilizador final.

O software DCIM end-to-end da Schneider Electric tem por objetivo possibilitar a monitorização, operação, análise e otimização da potência, arrefecimento, segurança e energia num Centro de Dados. Testado ao nível da interoperabilidade e da integração, através do Software Enterprise Management Alliances Program (EMAP) da HP, a integração com o UDMDB da HP é parte do StruxureWare Data Center Operation v7.4 e encontra-se já disponível.

“Os atuais gestores de Centros de Dados enfrentam cada vez mais desafios devido à criação de silos entre as TI e as infraestruturas, o que leva a uma quebra na comunicação e dificulta a otimização das operações, o aumento da eficiência e a redução dos custos”, refere Soeren Jensen, Vice-Presidente, Enterprise Management and Software da Schneider Electric. “A parceria com a HP para o fornecimento de uma abordagem holística aos processos de gestão dos equipamentos e das cargas de TI possibilita a redução da distância entre as TI e as infraestruturas, bem como o fornecimento de dados aos Prestadores de Serviços, que lhes permitam gerir a sua infraestrutura da forma mais eficiente possível”, acrescenta.

“Operar plataformas de DCIM e ITSM de forma independente, não só é dispendioso monetária e temporalmente, como dificulta a gestão das TI e das funções da infraestrutura de forma eficiente”, afirma Rick Einhorn, Vice-Presidente, Worlwide Data Center Consulting da HP. “O Universal Configuration Management Database da HP ajudará os clientes a tirarem o máximo partido da solução de DCIM da Schneider Electric, o StruxureWare for Data Centers, otimizando a comunicação com o ITSM para uma gestão mais holística e integrada dos equipamentos de TI dos Centros de Dados”, conclui.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor