SAP pondera distribuir software via cloud

CloudFornecedores de SoftwareProjetosSoftware

A empresa de software SAP está a equacionar a hipótese de vir a distribuir os seus produtos através da cloud. O diretor financeiro explica que, a longo prazo, as vantagens podem compensar. Luka Mucic, diretor financeiro da SAP, contou ao Euro am Sonntag que a empresa está a ponderar a utilização da cloud como meio

A empresa de software SAP está a equacionar a hipótese de vir a distribuir os seus produtos através da cloud. O diretor financeiro explica que, a longo prazo, as vantagens podem compensar.

sap
Luka Mucic, diretor financeiro da SAP, contou ao Euro am Sonntag que a empresa está a ponderar a utilização da cloud como meio de distribuição de software, situação que até aqui ainda não era uma possibilidade. A ideia ainda é falada no futuro mas Mucic explicou que a mudança poderia significar maiores margens de lucro.

Atualmente, os produtos da SAP são comercializados de forma tradicional, através de uma forma física, mas com a evolução e crescimento da cloud, a tendência é para a utilização da mesma enquanto meio ideal de distribuição sem a necessidade de materialização do software.

A utilização da cloud permitiria, então, o acesso remoto aos produtos por parte dos clientes através de um pagamento por subscrição, ao contrário do pagamento único e imediato que agora se realiza. Este tipo de pagamento poderia ser negativo para a empresa, inicialmente, já que o valor total só chegaria ao longo do tempo, mas a previsão é de que, em 2018, o processo já tenha um balanço positivo.

Mucic disse, na entrevista ao jornal alemão, que “este tipo de contratos pode tornar-se lucrativo ao longo do tempo. A longo prazo, eles podem, definitivamente, tornar-se mais lucrativos do que as vendas das atuais licenças”.

Em setembro de 2014, a SAP anunciou a aquisição da Concur, uma empresa especializada em software cloud, por 7,3 mil milhões de dólares, representando um passo significativo neste novo percurso.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor