Samsung sobe no Best Global Brands 2014

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A Samsung subiu à sétima posição no relatório anual Best Global Brands 2014, o guia da Interbrand sobre as marcas mais valiosas do mundo que reconheceu o crescimento global do valor da marca, designadamente através de iniciativas de marketing criativas e da liderança de mercado continuada nos smartphones. Desde 2009 que a marca sul-coreana tem

A Samsung subiu à sétima posição no relatório anual Best Global Brands 2014, o guia da Interbrand sobre as marcas mais valiosas do mundo que reconheceu o crescimento global do valor da marca, designadamente através de iniciativas de marketing criativas e da liderança de mercado continuada nos smartphones.

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Desde 2009 que a marca sul-coreana tem vindo a subir no top 20 do estudo, saltando para as dez melhores há três anos. Face a 2013, a Samsung ganhou um lugar e aumentou o seu valor em 15% dos 31,1 mil milhões para os 35,7 mil milhões de euros.

A Interbrand, autora do relatório e empresa global de consultoria de marca, refere que a Samsung manteve o primeiro posto no que se refere a vendas de smartphones. Tal facto dever-se-á ao lançamento de dispositivos premium como os novos Galaxy Note. É ainda referido que a marca começa a criar o seu espaço nos dispositivos wearables, tais como o Samsung Gear ou Samsung Gear VR.

As parcerias com várias marcas de moda e o patrocínio dos Jogos Olímpicos de Inverno 2014 são também referidos como tendo aumentado o valor da marca junto dos seus consumidores.

No mercado dos televisores, a Samsung alargou a sua posição a nível global, completando o oitavo ano consecutivo de crescimento, impulsionada pela introdução do seu primeiro televisor curvo, manteve a posição no segmento dos dispositivos de memória e encontra-se também bem posicionada no mercado premium dos eletrodomésticos digitais, com o lançamento de novas linhas de produto e parcerias com chefs detentores de estrelas Michelin e fabricantes de mobiliário premium, reforçando assim a inovação do marketing da marca.

A Samsung considera que conseguiu aumentar o valor da sua marca, criando um ideal comum para toda a empresa: “A acelerar descobertas e possibilidades”, e tornando-o real com vários programas orientados para o consumidor. SP Kim, director de marketing da empresa, referiu que pretendem “continuar com os nossos esforços para nos tornarmos numa marca aspiracional, através de ideias e tecnologias inovadoras que ofereçam novas experiências e otimizem a vida dos consumidores”.


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