Samsung perde terreno para fabricantes chinesas low-cost

EmpresasMobilidadeNegóciosSmartphones

A Samsung revelou hoje as mais baixas vendas dos últimos cinco trimestres no seu segmento de dispositivos móveis, numa altura em que tenta rivalizar com fabricantes chinesas de smartphones low-cost. Os lucros originados pela divisão mobile da tecnológica sul-coreana, o seu mais poderoso ramo, caíram para 31 mil milhões de dólares no recentemente terminado trimestre,

A Samsung revelou hoje as mais baixas vendas dos últimos cinco trimestres no seu segmento de dispositivos móveis, numa altura em que tenta rivalizar com fabricantes chinesas de smartphones low-cost.

samsung

Os lucros originados pela divisão mobile da tecnológica sul-coreana, o seu mais poderoso ramo, caíram para 31 mil milhões de dólares no recentemente terminado trimestre, o que se afigura como o mais baixo valor desde o último trimestre de 2012.

Reportando-nos aos dados da Strategy Analytics, a quota da empresa no mercado mundial de samrtphones sofreu uma queda pela primeira vez em quatro anos.

Esta decadência nas vendas emerge numa altura em que a Samsung mostra-se cada vez mais dependente dos lucros do seu segmento de telemóveis, que agora gera 76 por cento dos lucros operacionais.

Por seu lado, a Apple está a potenciar a comercialização do afamado iPhone através da China Mobile, para desta forma melhor poder batalhar com a gama de luxo Galaxy S da Samsung. A Huawei e a Xiaomi estão a integrar múltiplas funcionalidades em smartphones de baixo custo.

“A grande dependência da Samsung no seu negócio mobile está a aumentar, originando sérias preocupações no mercado”, avançou Oh Sang Woo, analista na Leading Investment & Securities. “A Samsung foi pioneira no mercado dos smartphones de amplos ecrãs e desfrutou da liderança nesse segmento, mas a empresa tem agora que partilhar esse domínio”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor